Curso de 'Artes Práticas: Educação para o Lar' da Universidade Católica de Minas Gerais: Rupturas e Permanências na relação mulher, família e ensino na década de 1970 - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p64
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p64Palavras-chave:
Permanências e rupturas, Década de 1970, Mulher, UCMG.Resumo
A década de 1970 foi marcada, no Brasil, por movimentos que buscavam romper com a “antiga moral”, que levaram, entre outras coisas, a uma maior liberdade sexual, à inserção da mulher em segmentos até então dominados pelos homens, à escolarização em níveis cada vez mais avançado das mulheres e à legalização do divórcio. Nesse contexto, a Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) criou o curso de Artes Práticas: Educação para o Lar, que tinha por objetivo proporcionar uma formação acadêmica que permitisse às alunas cuidar do lar ou tornarem-se professoras. O presente artigo analisa o currículo do curso, a fim de identificar quais eram os valores subjacentes a ele e a qual parcela da sociedade o curso interessa.
Abstract
The 1970s was marked, in Brazil, by movements that sought to break with the "old morality," which led, among other things, greater sexual freedom, inclusion of women in sectors hitherto dominated by men, the schooling increasingly advanced levels of women and the legalization of divorce. In this context, the Catholic University of Minas Gerais (UCMG) created the course in Arts Practice: Education for the Home, which was aimed at providing an academic education that allows students to manage the home or become teachers. This article analyzes the course curriculum in order to identify which were the values which underlie it and plot the course of interests of society.Downloads
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