Curso de 'Artes Práticas: Educação para o Lar' da Universidade Católica de Minas Gerais: Rupturas e Permanências na relação mulher, família e ensino na década de 1970 - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p64

Autores

  • Liana Maria Reis PUC Minas
  • Marina Gomes de Brito

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p64

Palavras-chave:

Permanências e rupturas, Década de 1970, Mulher, UCMG.

Resumo

A década de 1970 foi marcada, no Brasil, por movimentos que buscavam romper com a “antiga moral”, que levaram, entre outras coisas, a uma maior liberdade sexual, à inserção da mulher em segmentos até então dominados pelos homens, à escolarização em níveis cada vez mais avançado das mulheres e à legalização do divórcio. Nesse contexto, a Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) criou o curso de Artes Práticas: Educação para o Lar, que tinha por objetivo proporcionar uma formação acadêmica que permitisse às alunas cuidar do lar ou tornarem-se professoras. O presente artigo analisa o currículo do curso, a fim de identificar quais eram os valores subjacentes a ele e a qual parcela da sociedade o curso interessa.

 

Abstract

The 1970s was marked, in Brazil, by movements that sought to break with the "old morality," which led, among other things, greater sexual freedom, inclusion of women in sectors hitherto dominated by men, the schooling increasingly advanced levels of women and the legalization of divorce. In this context, the Catholic University of Minas Gerais (UCMG) created the course in Arts Practice: Education for the Home, which was aimed at providing an academic education that allows students to manage the home or become teachers. This article analyzes the course curriculum in order to identify which were the values which underlie it and plot the course of interests of society.

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Biografia do Autor

Liana Maria Reis, PUC Minas

Liana Maria Reis

possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é membro do conselho consultivo das Revistas - Cadernos de História PUCMinas, - Revista CRONOS - Pedro Leopoldo MG e - Revista Vivência - UFRN. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: minas gerais, setecentos, representações, escravidão,colônia, Império e africanos.

Marina Gomes de Brito

Bacharel Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas GErais (2009). Bolsista de Iniciação Científica (FIP/PUC Minas) sob orientação da professora Liana Maria Reis (2009). Monitora de História Geral das Civilizações e Culturas pelo departamento de História da PUC Minas (2008).

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Publicado

2012-05-11

Como Citar

REIS, Liana Maria; BRITO, Marina Gomes de. Curso de ’Artes Práticas: Educação para o Lar’ da Universidade Católica de Minas Gerais: Rupturas e Permanências na relação mulher, família e ensino na década de 1970 - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p64. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 13, n. 18, p. 64–78, 2012. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p64. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p64. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Temática livre