O Cedulário indiano, de Diego de Encinas, no emergir do Novo Mundo: as relações da Coroa hispânica com as áreas coloniais no século XVI
Palabras clave:
Cedulário indiano, Reconquista ibérica, Conquista da AméricaResumen
Este texto enfatiza a importância das recopilações contidas no Cedulário indiano, de Diego de Encinas, para o estudo do emergir do Novo Mundo, quando, após o primeiro momento da (re)conquista, começou a se formar uma nova sociedade constituída de euro-ibéricos, indígenas, afro-americanos e mestiços. O processo de normalização em curso no século XVI, expresso nas recopilações do Cedulário, revela questões cruciais relacionadas com espaço, tempo, eurocentrismo, etnocentrismo e ocidentalização num contexto de (des)humanismo e (in)tolerância.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".