O Cedulário indiano, de Diego de Encinas, no emergir do Novo Mundo: as relações da Coroa hispânica com as áreas coloniais no século XVI

Autores/as

  • Rui Edmar Ribas PUC MINAS/UNI-BH

Palabras clave:

Cedulário indiano, Reconquista ibérica, Conquista da América

Resumen

Este texto enfatiza a importância das recopilações contidas no Cedulário indiano, de Diego de Encinas, para o estudo do emergir do Novo Mundo, quando, após o primeiro momento da (re)conquista, começou a se formar uma nova sociedade constituída de euro-ibéricos, indígenas, afro-americanos e mestiços. O processo de normalização em curso no século XVI, expresso nas recopilações do Cedulário, revela questões cruciais relacionadas com espaço, tempo, eurocentrismo, etnocentrismo e ocidentalização num contexto de (des)humanismo e (in)tolerância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rui Edmar Ribas, PUC MINAS/UNI-BH

possui graduação em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Passos (1990) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é membro efetivo do conselho deliberativo da Fundação Cultural de Belo Horizonte e professor titular do Centro Universitário de Belo Horizonte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: história, humanismo, educação, américa e produção de texto. É professor no Curso de História e Cultura Afro-Brasileira do Pós-graduação "Lato Sensu" do PREPES da PUC Minas. Orienta monografia no Curso de Relações Internacionais do Uni-BH e atua como assessor acadêmico da reitoria do Uni-BH.

Publicado

2006-10-31

Cómo citar

RIBAS, Rui Edmar. O Cedulário indiano, de Diego de Encinas, no emergir do Novo Mundo: as relações da Coroa hispânica com as áreas coloniais no século XVI. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 8, n. 10, p. 27–42, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1750. Acesso em: 11 sep. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos