O Cedulário indiano, de Diego de Encinas, no emergir do Novo Mundo: as relações da Coroa hispânica com as áreas coloniais no século XVI
Parole chiave:
Cedulário indiano, Reconquista ibérica, Conquista da AméricaAbstract
Este texto enfatiza a importância das recopilações contidas no Cedulário indiano, de Diego de Encinas, para o estudo do emergir do Novo Mundo, quando, após o primeiro momento da (re)conquista, começou a se formar uma nova sociedade constituída de euro-ibéricos, indígenas, afro-americanos e mestiços. O processo de normalização em curso no século XVI, expresso nas recopilações do Cedulário, revela questões cruciais relacionadas com espaço, tempo, eurocentrismo, etnocentrismo e ocidentalização num contexto de (des)humanismo e (in)tolerância.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".