A Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais: Identidade e Resistência

Identity and Resistance

Autores

  • Rogéria Alves Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Karla Cerqueira Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2020v21n34p216

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Minas Gerais, Identidade, Educação das Relações Étnico-Raciais

Resumo

Este texto pode ser considerado um panorama da organização e ações implementadas na Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Educação, no período de 2015 a 2018. Objetiva-se relatar as ações exitosas implementadas, que apontam caminhos para o desenvolvimento dos estudos sobre a Educação Escolar Quilombola,  a partir de diálogos e planejamentos oriundos do diagnóstico apresentado pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar — instituído para apurar as principais demandas desta modalidade de ensino. Desta forma, elencou-se os eixos das demandas levantadas, relacionando-os com as políticas públicas enquanto um potente instrumento de fortalecimento identitário. O impacto positivo desta construção para os estudantes das escolas estaduais quilombolas, a partir da representatividade e especificidade pedagógicas postas em prática nestas escolas, situa e apresenta essa modalidade educacional como um campo de resistências e de luta para promoção da equidade. Pretende-se, por fim, indicar caminhos para a construção de uma educação escolar antirracista e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogéria Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Rogéria Cristina Alves é doutoranda em História Social da Cultura (UFMG); Mestre em História Social da Cultura (UFMG, 2011); pesquisadora; professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Faculdade de Educação (UEMG/FaE/CBH). Email: rogeria.alves@uemg.br

Karla Cerqueira, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Karla Cristina Cerqueira é graduada em filosofia, Licenciatura Plena (PUC-MG), servidora da Secretaria de Estado de Educação. Atua no campo de políticas públicas, diretrizes e orientações pedagógicas para as temáticas especiais de ensino e transversalidades curriculares, com maior interesse de pesquisa e proposições na área da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

ALVES, Rogéria; CERQUEIRA, Karla. A Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais: Identidade e Resistência: Identity and Resistance. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 21, n. 34, p. 216, 2020. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2020v21n34p216. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/21692. Acesso em: 12 set. 2025.