A Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais: Identidade e Resistência
Identity and Resistance
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2020v21n34p216Palabras clave:
Educação Escolar Quilombola, Minas Gerais, Identidade, Educação das Relações Étnico-RaciaisResumen
Este texto pode ser considerado um panorama da organização e ações implementadas na Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Educação, no período de 2015 a 2018. Objetiva-se relatar as ações exitosas implementadas, que apontam caminhos para o desenvolvimento dos estudos sobre a Educação Escolar Quilombola, a partir de diálogos e planejamentos oriundos do diagnóstico apresentado pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar — instituído para apurar as principais demandas desta modalidade de ensino. Desta forma, elencou-se os eixos das demandas levantadas, relacionando-os com as políticas públicas enquanto um potente instrumento de fortalecimento identitário. O impacto positivo desta construção para os estudantes das escolas estaduais quilombolas, a partir da representatividade e especificidade pedagógicas postas em prática nestas escolas, situa e apresenta essa modalidade educacional como um campo de resistências e de luta para promoção da equidade. Pretende-se, por fim, indicar caminhos para a construção de uma educação escolar antirracista e emancipatória.
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