Comida e poder como heranças do imperialismo para a humanidade: ascensão e queda das grandes cozinhas do mundo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p20-32Palavras-chave:
História da alimentação, Grandes Impérios, Cozinhas, PoderResumo
A obra “Gastronomía e Império: La cocina en la historia del mundo”, de Rachel Laudan com tradução feita por Ix-Nic Iruegas e Ignacio Padilla, vem para fortalecer a da história da alimentação da humanidade tratando sobre o desenvolvimento da produção de comida a partir dos grandes impérios. O livro trata sobre a comida preparada, que é apresentada como um feito humano, não natural, assim como casas, roupas e utensílios. Nele, Laudan desvenda padrões entre as migrações de cozinhas a partir da disseminação de cozinhas por conquistas de territórios, construções de impérios e das trocas realizadas por mercadores, soldados e missionários, desde os tempos antigos até a modernidade.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".