Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superação

Autores/as

  • Olavo Pereira Soares Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL/MG.

Palabras clave:

Ideário pedagógico, Conhecimento acadêmico, Perspectivas pedagógicas, Individualidade, Individualismo.

Resumen

Este artigo analisa as dificuldades encontradas por professores e alunos na produção de conhecimento histórico acadêmico. Apresenta como pressuposto que as perspectivas pedagógicas amplamente divulgadas no Brasil, nos últimos quinze anos, influenciaram sobremaneira a concepção de conhecimento dos alunos ingressantes e são conflitantes com as perspectivas dos professores universitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olavo Pereira Soares, Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL/MG.

Possui graduação em História pela UNESP - Campus de Assis (1990). Foi professor de História no ensino fundamental e médio na cidade de São Paulo ao longo da década de 1990. No ano de 2000 concluiu o Mestrado na USP - Universidade de São Paulo, com a Dissertação sobre 'a cultura midiática e o ensino de história'. A partir de 2001 iniciou as atividades de docência no ensino superior, trabalhando com disciplinas vinculadas aos cursos de formação de professores. Em 2005 concluiu o Doutorado, também na USP, com a Tese sobre 'a atividade de ensino de história'. Em 2006 ingressou como Professor Adjunto na UNIFAL-MG, Universidade Federal de Alfenas. Atualmente, na UNIFAL-MG coordena o PIBID/CAPES da área de História, lidera o Grupo de Pesquisa 'Conhecimento, ensino e aprendizagem da história' e desenvolve pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem das humanidades no ensino fundamental.

Publicado

2007-05-01

Cómo citar

SOARES, Olavo Pereira. Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superação. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 59–70, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2883. Acesso em: 20 ago. 2025.

Número

Sección

Mesa Redonda: Educación y Conocimiento