Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superação
Parole chiave:
Ideário pedagógico, Conhecimento acadêmico, Perspectivas pedagógicas, Individualidade, Individualismo.Abstract
Este artigo analisa as dificuldades encontradas por professores e alunos na produção de conhecimento histórico acadêmico. Apresenta como pressuposto que as perspectivas pedagógicas amplamente divulgadas no Brasil, nos últimos quinze anos, influenciaram sobremaneira a concepção de conhecimento dos alunos ingressantes e são conflitantes com as perspectivas dos professores universitários.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2007-05-01
Come citare
SOARES, Olavo Pereira. Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superação. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 59–70, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2883. Acesso em: 4 ott. 2025.
Fascicolo
Sezione
Mesa Redonda: Educação e Conhecimento
Licenza
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".