A migração para Belo Horizonte na primeira metade do século XX
Palavras-chave:
Imigração, família, Casamento, Trabalho, Minas Gerais.Resumo
Neste artigo, pretendo analisar a trajetória da cidade de Belo Horizonte em suas primeiras cinco décadas de existência, tomando como ponto de partida o fato de sua população ser toda ela adventícia. Embora a migração estrangeira, fundamental nos anos iniciais da cidade, seja mais estudada, a migração de mineiros e outros brasileiros é que sustentará o rápido crescimento da cidade. Não é possível, com informações disponíveis, caracterizar precisamente a composição e a direção desses fluxos migratórios, mas podem ser apontadas algumas de suas linhas de força. Discuto, pois, três aspectos constitutivos dos movimentos de população no Brasil e que podem ter afetado o processo migratório para Belo horizonte: o fim do trabalho escravo, a migração do interior para a nova capital mineira e as migrações nordestinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-31
Como Citar
BOTELHO, Tarcisio Rodrigues. A migração para Belo Horizonte na primeira metade do século XX. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 11–34, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2906. Acesso em: 8 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".