A migração para Belo Horizonte na primeira metade do século XX
Palabras clave:
Imigração, família, Casamento, Trabalho, Minas Gerais.Resumen
Neste artigo, pretendo analisar a trajetória da cidade de Belo Horizonte em suas primeiras cinco décadas de existência, tomando como ponto de partida o fato de sua população ser toda ela adventícia. Embora a migração estrangeira, fundamental nos anos iniciais da cidade, seja mais estudada, a migração de mineiros e outros brasileiros é que sustentará o rápido crescimento da cidade. Não é possível, com informações disponíveis, caracterizar precisamente a composição e a direção desses fluxos migratórios, mas podem ser apontadas algumas de suas linhas de força. Discuto, pois, três aspectos constitutivos dos movimentos de população no Brasil e que podem ter afetado o processo migratório para Belo horizonte: o fim do trabalho escravo, a migração do interior para a nova capital mineira e as migrações nordestinas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".