O INTELECTUAL EDUCADOR JOÃO ROBERTO MOREIRA (1912-1967) E SEUS ESTUDOS COMPARATIVOS APLICADOS AOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2024v25n42p20Palavras-chave:
educação comparada, sistemas de ensino, intelectuaisResumo
O Intelectual brasileiro João Roberto Moreira educador atuante em órgãos como o Instituto Nacional de Estudos Pedagógico (INEP) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBEP), nas décadas de 1950 e 1960 do século XX no Brasil, teve sua trajetória marcada pela crescente especialização nos métodos de educação comparada. Num primeiro momento com o lançamento de seu primeiro livro “Os sistemas Ideais de Educação”, de 1945, houve uma abordagem mais teórica em torno deste tema. Quando iniciou, todavia, sua participação no INEP, suas análises prenderam-se aos aspectos específicos de determinados sistemas de ensino, no interior de um projeto que procurava mapear e entender a realidade educacional brasileira. Partimos do pressuposto que Moreira foi se especializando na área de Educação Comparada, integrando um período da Educação Comparada em que a abordagem positivista predominou, havendo forte rigor do método comparativo, com a preocupação de, mediante as conclusões alcançadas, contribuir nas decisões políticas.
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