O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98

Autores

  • José D’Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98

Palavras-chave:

História, Teoria, Filosofia, Metodologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de "escola" na historiografia, abordando suas implicações e desdobramentos, e contrastando esse conceito em relação a outros normalmente utilizados para constituir a identidade teórica dos historiadores. Um paralelo com a Filosofia, evocando exemplos pertencentes tanto a esta área de estudos como também à historiografia, é o caminho aqui empregado para melhor delimitar o conceito de "escola".

 

Abstract

This article aims to discuss the concept of “School” in historiography, approaching its implications and developments, and contrasting this concept in relation to other usually employed to constitute the theoretical identity of historians. A parallel with the Philosophy, evoking examples belonged both to this area of studies as also to the historiography, is the way here employed to delimit the concept of “school”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José D’Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

José D’Assunção Barros é Historiador e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). Atua como professor nos cursos de Graduação e Mestrado em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e como Professor-Colaborador no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. No Ensino de História, tem se especializado nas áreas de Metodologia, Teoria e Historiografia, História Cultural, História das Idéias e História da Arte, e tem escrito livros e artigos relacionados a estes campos. Entre suas obras mais recentes destacam-se os livros O Campo da História (Petrópolis: Vozes, 2004), O Projeto de Pesquisa em História (Petrópolis: Vozes, 2005), Cidade e História (Petrópolis: Vozes, 2006) e A Construção Social da Cor (Petrópolis: Vozes, 2009).

Referências

ARÓSTEGUI, J. A Pesquisa Histórica – teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006. [original: 1995].

BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. [original: 1941-42].

BRAUDEL, F. En guise de conclusion. Review, New York, v.1, n. 3-4, 1978.

DOSSE, F. Les habits neufs du président Braudel. EspacesTemps, Paris, n. 34-35, 1986.

DROYSEN, J. Gustav. Historik: Manual de Teoria da História. Petrópolis: Vozes, 2009. [original: 1858].

FEBVRE, Lucien. Combats pour l’histoire. Paris: A. Colin, 1953c.

FEBVRE, L. Sobre uma forma de história que não é a nossa: a história historizante. In: MOTA, C. G.; FERNANDES, F. (Org.). Febvre. São Paulo: Ática, 1978c. p. 103-107 [original: 1947].

FONTANA, J. Historia dos Homens. Bauru: EDUSC, 2000.

GÓRGIAS. Encomium of Helen. In: LEITCH, V. (Org.). The Norton Anthology of Theory and Criticism. Nova York: Norton & Company, 2001. p. 30-33.

HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. [original: 1997].

LE GOFF, J. A História Nova. In: NOVAIS, F.; SILVA, R. F. da (Org.). Nova História em Perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. [original: 1978].

MARCUSE, H. Razão e Revolução: Hegel e o advento da Teoria Social. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. [original: 1941].

MORAZÉ, C. La Logique de l’histoire. Paris: Gallimard, 1967.

WEBER, M. A Objetividade do Conhecimento nas Ciências Sociais. São Paulo: Ática, 2006. p. 79-127 [original: 1904].

Downloads

Publicado

2012-05-11

Como Citar

BARROS, José D’Assunção. O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 13, n. 18, p. 98–115, 2012. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Temática livre