O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98Palavras-chave:
História, Teoria, Filosofia, Metodologia.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de "escola" na historiografia, abordando suas implicações e desdobramentos, e contrastando esse conceito em relação a outros normalmente utilizados para constituir a identidade teórica dos historiadores. Um paralelo com a Filosofia, evocando exemplos pertencentes tanto a esta área de estudos como também à historiografia, é o caminho aqui empregado para melhor delimitar o conceito de "escola".
Abstract
This article aims to discuss the concept of “School” in historiography, approaching its implications and developments, and contrasting this concept in relation to other usually employed to constitute the theoretical identity of historians. A parallel with the Philosophy, evoking examples belonged both to this area of studies as also to the historiography, is the way here employed to delimit the concept of “school”.
Downloads
Referências
ARÓSTEGUI, J. A Pesquisa Histórica – teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006. [original: 1995].
BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. [original: 1941-42].
BRAUDEL, F. En guise de conclusion. Review, New York, v.1, n. 3-4, 1978.
DOSSE, F. Les habits neufs du président Braudel. EspacesTemps, Paris, n. 34-35, 1986.
DROYSEN, J. Gustav. Historik: Manual de Teoria da História. Petrópolis: Vozes, 2009. [original: 1858].
FEBVRE, Lucien. Combats pour l’histoire. Paris: A. Colin, 1953c.
FEBVRE, L. Sobre uma forma de história que não é a nossa: a história historizante. In: MOTA, C. G.; FERNANDES, F. (Org.). Febvre. São Paulo: Ática, 1978c. p. 103-107 [original: 1947].
FONTANA, J. Historia dos Homens. Bauru: EDUSC, 2000.
GÓRGIAS. Encomium of Helen. In: LEITCH, V. (Org.). The Norton Anthology of Theory and Criticism. Nova York: Norton & Company, 2001. p. 30-33.
HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. [original: 1997].
LE GOFF, J. A História Nova. In: NOVAIS, F.; SILVA, R. F. da (Org.). Nova História em Perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. [original: 1978].
MARCUSE, H. Razão e Revolução: Hegel e o advento da Teoria Social. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. [original: 1941].
MORAZÉ, C. La Logique de l’histoire. Paris: Gallimard, 1967.
WEBER, M. A Objetividade do Conhecimento nas Ciências Sociais. São Paulo: Ática, 2006. p. 79-127 [original: 1904].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".