Educação patrimonial – uma abordagem empírica, didática e criativa (Heritage education – an empirical, didactic and creative approach)

Autores/as

  • Rodrigo Flávio de Melo Faleiro Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG)
  • Carlos Henrique Rangel Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG)

Palabras clave:

Educação, Patrimônio, ICMS Cultural, Ação cultural.

Resumen

Formalmente a Educação Patrimonial é trabalhada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG – há pouco tempo. Algumas ações foram realizadas para envolver as comunidades desde a década de 1980, mas nunca se seguiu de forma contínua e sistemática. As primeiras ações visavam uma efetiva participação da comunidade. Depois sentiu-se necessidade de uma maior fundamentação teórica. Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação João Pinheiro foi discutida uma nova metodologia de ação educativa e cultural. Porém, foi com a criação do ICMS Cultural que se conseguiu uma maior expansão do conceito “educar pela memória” por diversos municípios do Estado.

 

Abstract

Recently Heritage Education has taken place at the State Institute of Historical and Artistic Heritage of Minas Gerais - IEPHA/MG. Some actions have been taken to involve communities since the 1980s, but they have never followed continuously and systematically. The first actions aimed at effective community participation. Then, there was the need for a better theoretical basis. Through the partnership between the State Secretary of Education and the João Pinheiro Foundation, a new methodology of educational and cultural action was discussed. But it was the creation of the Cultural ICMS that provided further expansion of the concept "education through memory" for many municipalities in the state.

Keywords: Education; Heritage; Cultural ICMS; Cultural Action.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Flávio de Melo Faleiro, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG)


Possui graduação em Arte e Educação - UEMG - Escola Guignard (1987) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é analista de conservação e restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museografia e Curadoria.

Carlos Henrique Rangel, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG)

Possui graduação em História pela Faculdade Castelo Branco. Diretor de Promoção do IEPHA/MG.

Citas

ROCHA, Guido de Souza; INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Cartilha do Patrimônio. Belo Horizonte: IEPHA/MG, [198-].

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Reflexões e contribuições para a Educação Patrimonial. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002.

INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Relatório. Projeto Educação, Memória e Patrimônio. IEPHA/MG, 1994.

INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Política de ação com as comunidades – PAC – Documento Básico, 03 de out. de 1983. Belo Horizonte: IEPHA/MG, 1983.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Educação Inclusiva – construindo significados novos para a diversidade. In: FARIA, Luciano M.; PEIXOTO, Ana Maria Casasanta (Org.). Lições de Minas: 70 anos de Secretaria de Educação. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2000.

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

FALEIRO, Rodrigo Flávio de Melo; RANGEL, Carlos Henrique. Educação patrimonial – uma abordagem empírica, didática e criativa (Heritage education – an empirical, didactic and creative approach). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 14, n. 20, p. 188–211, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/5295. Acesso em: 8 ago. 2025.

Número

Sección

Testimonios y entrevistas