A História das duas Índias e os colonizadores da América
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p53-76Palabras clave:
História Filosófica, Colonização da América, Progresso, Raynal.Resumen
O artigo analisa como a “histórica filosófica” do século XVIII representou os colonos ibéricos que chegaram à América a partir do século XVI. Busca-se identificar o caráter que lhes foi atribuído e como a historiografia ilustrada avaliou as suas atuações no Novo Mundo. A Ilustração concebeu uma “história universal” da qual a expansão ibérica fazia parte e, partindo do pressuposto de que o progresso do “espírito humano” estava em curso, pensou e julgou a colonização promovida pelos impérios português e espanhol. O resultado dessa reflexão é o objeto deste texto. Confere-se especial atenção à Histoire des deux Indes do Abade Raynal, uma das principais obras ilustradas a respeito da expansão ultramarina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".