Os historiadores e o tempo: a contribuição dos Annales
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p182-210Palabras clave:
Tempo, Duração, Annales, Historiadores.Resumen
Este artigo tem por objetivo examinar a relação entre Tempo e História, de acordo com algumas das concepções desenvolvidas pelos historiadores pertencentes ao movimento dos Annales. Uma atenção em especial é dedicada à discussão sobre o conceito de “longa duração” em autores como Marc Bloch, Fernando Braudel e Michel Vovelle. Entre outros itens, discutem-se as relações entre evento e estrutura, bem como os diferentes esquemas para concepção da “longa duração”, a dialética entre as distintas durações, e a interação entre Presente, Passado e Futuro na operação historiográfica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".