Crise ideológica e produção intelectual: esquemas de pensamento próprio a uma situação histórica
Resumo
O presente ensaio, situado no campo ainda recente da história intelectual, parte de uma reflexão sobre o engajamento político dos intelectuais franceses para o estudo de uma política sócio-cultural. Através de uma abordagem textual – o discurso dos intelectuais – e extratextual ou histórica – o contexto do pós- guerra na França – além das premissas filosóficas do existencialismo e do personalismo, busca-se analisar as relações intrínsecas entre a ética dos intelectuais e a política, o discurso e a ação, a reflexão e a práxis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".