Poiésis – poder político e poder poético, uma leitura da poesia de Agostinho Neto

Autores/as

  • Marcelo José Caetano PUC Minas

Resumen

Compreendendo a atividade poética angolana como intermediação entre a imagética e a construção histórica da identidade e da alteridade do ser do africano, este artigo discute o engajamento da poesia de Agostinho Neto no processo de (re) construção política de Angola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo José Caetano, PUC Minas

graduado em Filosofia (1990 - PUC Minas), mestre (1995 - PUC Minas) e doutor (2004 - PUC Minas; UFF) em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desde a graduação interessam-me as pesquisas sobre os sistemas de conhecimento - seus parâmetros de verdade e seus critérios de validação. Minhas áreas de interesse são: literatura e identidade, epistemologia e inovação tecnológica.

Publicado

1997-05-10

Cómo citar

CAETANO, Marcelo José. Poiésis – poder político e poder poético, uma leitura da poesia de Agostinho Neto. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 56–61, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1660. Acesso em: 27 oct. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos