Manifesto comunista: história, utopia e inclusão social

Autores/as

  • Lucília de Almeida Neves PUC Minas

Palabras clave:

Utopia, Inclusão social, Igualdade.

Resumen

O presente artigo aborda os conceitos de história e utopia mediante análise do Manifesto comunista de Marx e Engels. Ele acentua o relevante papel de um dos mais famosos programas políticos do século XIX e procura interpretar seu significado nos dias atuais, ao final do século XX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucília de Almeida Neves, PUC Minas

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e Doutorado em Ciências Humanas / Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1989). Atua nas áreas de: História do Brasil Republicano, Teoria Política, Metodologia da História e Metodologia das Ciências Sociais. Foi Professora da UFMG de 1978 a 1996 onde atuou no Ciclo Básico de Ciências Sociais, no Curso de Graduação de História e nos Programas de Pós Graduação de História e de Ciência Política. Na UFMG também foi Pró Reitora de Graduação no período de 1993 a 1996. É professora titular da PUC Minas, onde atua nos Curso de Graduação em História e no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. Tem orientado inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, além de bolsas de iniciação científica, monografias de final de curso de graduação e monitorias É autora dos seguintes livros: Comando Geral dos trabalhadores no Brasil (1961-1964) Ed Vozes; Tancredo Neves: a trajetória de um liberal (em conjunto com Vera Alice Silva). Ed Vozes; PTB: do getulismo ao reformismo (1945-1964). Ed Marco Zero; Edgar de Godói da Mata Machado: fé, cultura e liberdade (em conjunto com Otávio Dulci e Virginia Mendes); Coleção, O Brasil Republicano. 4 vol (em conjunto com Jorge Ferreira). Ed Civilização Brasileira; História Oral: memória, tempo, identidades. Autêntica Editora. Seus inúmeros artigos estão publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais. Participa de conselhos consultivos e editoriais de diferentes periódicos. É consultora ad hoc da CAPES, CNPq e FAPESP. Foi membro do Conselho Consultivo da Coleção Memória do Saber do CNPq. Na FAPEMIG atuou na Câmara de Ciências Humanas e Sociais e de seu Conselho Curador, do qual foi presidente. Recebeu as seguintes honrarias e premiações: nota 10, com louvor (tese de doutorado- USP); nota 10, com louvor (concurso de professora titular PUC Minas), Medalha de Honra da Inconfidência; Medalha Santos Dumond, Medalha da Centésima Turma da Faculdade de Medicina da UFMG, Medalha Gustavo Capanema, Medalha JK; Prêmio da Uniâo Brasileira de Escritores na categoria História e Biografia; Troféu Milton Campos; Medalha JK (governo federal); Troféu Diretas Já .

Publicado

1999-11-18

Cómo citar

NEVES, Lucília de Almeida. Manifesto comunista: história, utopia e inclusão social. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 5–14, 1999. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1693. Acesso em: 31 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a