Os Kaxixó e a identidade: da re-invenção cultural ao re-conhecimento oficial

Autores/as

  • Izabel Missagia de Mattos PUC Minas

Palabras clave:

Etnogênese, História indígena, Quilombos, Hibridação

Resumen

O artigo busca compreender o processo de etnogênese dos Kaxixó contemporâneos por meio da pesquisa de suas raízes históricas. Questiona, para isso, o conceito antropológico de identidade étnica, sincrônico e contrastivo, apontando para a necessidade de uma abordagem diacrônica na interpretação do fenômeno identitário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Izabel Missagia de Mattos, PUC Minas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Sociologia (Área: Sociologia da Cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Ciências Sociais (Área: Sociedades Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: história indígena, educação indígena, Botocudos, missões religiosas, etnopolítica e indigenismo.

Publicado

2005-11-23

Cómo citar

MATTOS, Izabel Missagia de. Os Kaxixó e a identidade: da re-invenção cultural ao re-conhecimento oficial. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 7, n. 8, p. 103–119, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1722. Acesso em: 8 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos