A Longa Duração, A Grande Divergência e A Grande Convergência: sumários apontamentos acerca da influência de Fernand Braudel na compreensão do atual sistema econômico mundial
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p235-254Palabras clave:
Braudel, longa duração, sistema econômico mundial.Resumen
O presente artigo tem por escopo identificar aspectos do pensamento braudeliano na historiografia acerca do sistema econômico mundial e pontuar seus ecos nos estudos sobre a chamada “Great Divergence”. Em essência, trata-se de um conjunto de historiadores que compreende a formação do moderno sistema econômico em uma perspectiva concomitantemente mundial e estrutural. Há alguns anos, a chamada “escola da Califórnia” vem desenvolvendo seus estudos com base na verticalização analítica do fenômeno denominado the “Great Divergence”, isto é, o processo iniciado no albor do século XIX que, por um lado, redundou em um contínuo afastamento no nível de desenvolvimento econômico da Europa – notadamente da Inglaterra – e por outro, da China, após séculos de liderança do país asiático. Parte dessa orientação de pesquisa está calcada no vertiginoso processo de crescimento econômico experimentado não apenas pela China a partir da década de 1980, mas também por outras potências emergentes, dentre as quais o Brasil. Semelhante movimento foi denominado the “Great Convergence” pela historiografia que dialoga com a “escola da Califórnia”. A influência braudeliana é passível de ser observada não apenas na inclinação à longa duração, mas também no fato de o autor ter sido um dos pioneiros a constatar a importância chinesa na constituição da economia mundial já no século XVI.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".