A proposta de Centros de Educação e Recreação no município de Araraquara: uma história de avanços e contradições

Autores/as

  • Nayane Moreno Perea Universidade Federal de São Carlos
  • Géssica Priscila Ramos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p184-205

Palabras clave:

História da Educação, Educação Infantil, Município

Resumen

Este artigo resgata a trajetória da educação infantil do município de Araraquara-SP, com destaque para a construção da proposta de Centros de Educação e Recreação (CER). Por meio de pesquisa bibliográfica com suporte documental, buscou-se compreender as contribuições dessa proposta no âmbito da educação infantil.  Para tanto, foram definidas como categorias de conteúdo: aspectos históricos, aspectos teóricos e pedagógicos e aspectos organizacionais. Observou-se no estudo que as ações realizadas na educação infantil pelo poder público municipal revelam certo pioneirismo quanto ao reconhecimento do cuidar e do educar sob uma perspectiva integradora e pedagógica ao longo de sua história. Tal processo envolveu orientação curricular de seus professores e agentes educacionais em termos teórico, prático e metodológico, bem como a definição de uma arquitetura efetivamente planejada para a realização de atividades educacionais com crianças de 0 a 5 anos de idade. Não obstante, muito da regulamentação do funcionamento e atendimento dos CER volta-se para o atendimento das necessidades da mãe trabalhadora, bem como apresenta profissionais com diferentes formações segundo a faixa etária da criança atendida, denotando, para além de uma história de muitos avanços, algumas contradições.

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Biografía del autor/a

Nayane Moreno Perea, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Direito pelo Centro Universitário Unicep e em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UFSCar na linha de pesquisa Estado, Política e Formação Humana.

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional brasileira e paulista; história da educação paulista; valorização docente.

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Publicado

2021-06-30

Cómo citar

PEREA, Nayane Moreno; RAMOS, Géssica Priscila. A proposta de Centros de Educação e Recreação no município de Araraquara: uma história de avanços e contradições. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 184–205, 2021. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p184-205. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/25587. Acesso em: 18 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos