Cidade, memória e geração: a Belo Horizonte de Fernando Sabino

Autores/as

  • Lucilia de Almeida Neves Delgado Universidade de Brasília - UNB. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

Palabras clave:

Memória, Cidade, Literatura, História, Geração, Modernidade.

Resumen

O presente artigo analisa o tempo da modernidade nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil e em belo horizonte, com destaque para o efervescente movimento cultural da época. O foco principal recai sobre as temáticas da modernidade, do desenvolvimento, da temporalidade, das representações, das cidades, das gerações e da memória. Esses temas são abordados através da analise histórico-literária de O encontro marcado de Fernando Sabino, publicado em 1956.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucilia de Almeida Neves Delgado, Universidade de Brasília - UNB. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

Lucilia de Almeida Neves Delgado, atualmente é Professora dos cursos de graduçaõ e pós-graduação em História da Universidade de Brasília (UNB). Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e Doutorado em Ciências Humanas / Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1989). Atua nas áreas de: História do Brasil Republicano, Teoria Política, Metodologia da História e Metodologia das Ciências Sociais. Foi Professora da UFMG de 1978 a 1996 Na UFMG também foi Pró Reitora de Graduação no período de 1993 a 1996. Foi Professora Titular da PUC Minas de 1986 a 2010. Tem orientado inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, além de bolsas de iniciação científica, monografias de final de curso de graduação e monitorias É autora dos seguintes livros: Comando Geral dos trabalhadores no Brasil (1961-1964) Ed Vozes; Tancredo Neves: a trajetória de um liberal (em conjunto com Vera Alice Silva). Ed Vozes; PTB: do getulismo ao reformismo (1945-1964). Ed Marco Zero; Edgar de Godói da Mata Machado: fé, cultura e liberdade (em conjunto com Otávio Dulci e Virginia Mendes); Coleção, O Brasil Republicano. 4 vol (em conjunto com Jorge Ferreira). Ed Civilização Brasileira; História Oral: memória, tempo, identidades. Autêntica Editora. Seus inúmeros artigos estão publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais. Participa de conselhos consultivos e editoriais de diferentes periódicos. É consultora ad hoc da CAPES, CNPq e FAPESP. Foi membro do Conselho Consultivo da Coleção Memória do Saber do CNPq. Na FAPEMIG atuou na Câmara de Ciências Humanas e Sociais e em seu Conselho Curador, do qual foi presidente. Em seu curriculum constam as seguintes honrarias e premiações: nota 10, com louvor (tese de doutorado- USP); nota 10, com louvor (concurso de professora titular PUC Minas), Medalha de Honra da Inconfidência; Medalha Santos Dumond, Medalha da Centésima Turma da Faculdade de Medicina da UFMG, Medalha Gustavo Capanema, Medalha JK; Prêmio da Uniâo Brasileira de Escritores na categoria História e Biografia; Troféu Milton Campos; Medalha JK (governo federal); Troféu Diretas Já, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei .

Publicado

2007-10-31

Cómo citar

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. Cidade, memória e geração: a Belo Horizonte de Fernando Sabino. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 35–52, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2907. Acesso em: 8 ago. 2025.

Número

Sección

Dossier - Belo Horizonte 110 años