Os Impactos da pandemia de Gripe Espanhola para educação entre 1918 E 1919.
Palabras clave:
Gripe. Pandemia 1918. Influenza espanhola. Educação no início do século XX.Resumen
Este artigo é uma revisão de literatura sobre estudos do Portal de periódicos da CAPES que abordam a gripe espanhola e os efeitos desta para a educação. Tem como objetivo analisar os impactos ocorridos na educação no contexto da pandemia de gripe espanhola entre 1918 e 1919. A pandemia suscitada pela gripe espanhola iniciou no começo do século XX. A doença respiratória vitimou entre 20 e 50 milhões de pessoas. A escolha do tema deve-se à necessidade de conhecer e repensar os impactos das pandemias em diferentes momentos históricos, com o intuito de entender os efeitos que produzem na educação. Os estudos bibliográficos partem dos seguintes autores: Araújo (2022), Schwarcz; Starling (2020), Toniolo (2001), Martins (2003), Gracino (2021); Santos (2021); Kolata (2002); entre outros. Os resultados demonstram que a pandemia de 1918, passou a ser mais estudada durante a pandemia por covid-19 em 2020. Entretanto, persistem lacunas a serem pesquisadas quando nos referimos as práticas educativas promovidas no ambiente escolar no contexto da gripe. A crise sanitária de 1918 acentuou as desigualdades sociais e submeteu a educação a sofrer impactos momentâneos e duradouros. A ausência de adoção de políticas públicas para infância, deixou este público desamparado.
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Citas
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