Homo aestheticus: da mimese aristotélica à investigação neuroestética do córtex visual (Homo aestheticus: from Aristotelian mimesis to the neuroesthetics research in the visual cortex) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p147
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p147Palabras clave:
Estética, Neuroestética, Bioestética, Tecnoestética.Resumen
Propõem-se neste artigo uma análise referente à base biológica da experiência estética, levando-se em consideração desde a teoria naturalista de Aristóteles até os novos conhecimentos científicos da neurobiologia. A teoria chamada de neuroestética busca reposicionar a experiência estética numa perspectiva não somente inata, mas também influenciada pelo meio ambiente. Desse modo, os conhecimentos antes apenas vistos como intuitivos ou teórico-filosóficos, podem ser refutados ou legitimados através do acompanhamento do “córtex visual” numa aproximação entre tradição e inovação. Nesta perspectiva, a estética é vista como fenômeno fundador que antecede e extrapola o humano, estando presente na natureza em estruturas, texturas e em padrões de organização. Neste sentido, o humano é antes produto do que produtor, criatura e não criador. No entanto, é impossível pensar o humano fora de uma concepção que não envolva um homo aestheticus. Assim, as reflexões aristotélicas que viam a estética como anterior a arte são revistas dentro de um contexto multidisciplinar através da filosofia da tecnologia de Gilbert Simondon (que analisa relações entre o vivo e o artificial) e da neuroestética (conhecimento visual).
Abstract
We propose an analysis on the biological basis of aesthetic experience, from the naturalistic theory from Aristotle to the contemporary with the new scientific knowledge from neurobiology. This theory seeks to reposition neuroaesthetics called aesthetic experience from a perspective not only innate but also influenced by the environment. Thus, the knowledge previously only seen as intuitive or theoretical-philosophical, can be refuted or legitimized by monitoring the "visual cortex" bringing tradition and innovation. In this perspective, the aesthetic phenomenon is seen as the founder and extrapolates preceding the human being present in nature in structures, textures, patterns of organization. In this sense, the human product is rather than a producer, not creature and creator. However, it is impossible to think the human out of a design that does not involve a homo-aestheticus. Thus, the reflections Aristotle who saw aesthetics as prior art are reviewed within a multidisciplinary context, through the philosophy of technology Gilbert Simondon (which analyzes the relationships between live and artificial) and neuroaesthetics (visual knowledge).
Keywords: Aesthetics; Neuroaesthetics; Bioaesthetics; Technoaesthetics.
Descargas
Citas
ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística en médio urbano, ensituación, de intervencíon, de participación. Murcia: Cendeac, 2006.
BUCI-GLUKSMANN, Christine. Estética de lo efímero. Madrid: Arena Libros, 2006.
DANTO, C. Arthur. The abuse of beauty: aesthetics and the concept of art. Chicago: Carus, 2006.
LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
GIANNETTI, Cláudia. Estética digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.
GOMBRICH, E.H. The sense of order: a study in the psychology of decorative art. London: Phaidon, 1984.
HOFFMAN, Donald D. Visual intelligence: how we create what we see. New York: W. W. Norton, 1998.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
ONIANS, Jonh. Neuroarthistory: from Aristotele and Pliny to Baxandall and Zeki. London: Yale, 2007.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTAELLA, Lucia. Estética de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.
SIMONDON, Gilbert. La individuación a luz de las nociones de forma e información. Buenos Aires: La Cebra, 2009.
SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeo, 2008.
SIMONDON, Gilbert. Dos leciones sobre el animal y el hombre. Buenos Aires: La Cebra, 2008.
SKOW, Martin; VARTANIAN, Oshin. Neuroaesthetics. New York: Baywood Publishing Inc., 2009.
ULLMAN, Shimon. High-level vision: object recognition and visual cognition. London: MIT, 2000.
ZEKI, Semir. A vision of the brain. London: Blackwell, 1993.
ZEKI, Semir. Inner vision: an exploration of art and the brain. London: Oxford, 1999.
ZEKI, Semir. Splendors and miseries of the brain: love, criativity, and the quest of human happiness. London: Blackwell, 2009.
WILSON, Edward. The social conquest of earth. New York: Liveright Publishing Corporation, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".
