Composições etnográficas (Ethnographic compositions)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2016v17n26p11Palabras clave:
Antropologia. Etnografia. História.Resumen
O editorial do Dossiê História e Etnicidade traz o pesquisador italiano Massimo Canevacci para apresentar suas recentes investigações envolvendo as conexões entre história, antropologia e etnografia. Neste texto Canevacci discorre sobre as transformações culturais no processo de globalização e sua relação com as realidades locais, a partir de novos mecanismos de produção comunicacional entre os grupos étnicos. Nessa ótica, destaca que a era digital alterou e conectou os métodos de como as comunidades locais se relacionam com o contexto global no que concerne aos mecanismos de “autorrepresentação” de subjetividades e na construção de suas histórias. Importantes termos e expressões como “hetero-representação”, “meta-fetichismo” e “facticidade” são apresentados e definidos para o entendimento da etnicidade, compreendida pelos vínculos de pertencimento, no cenário contemporâneo a partir de “quem representa” e “quem é representado”, complexa relação na qual ele denomina de “divisão comunicacional do trabalho”.
Descargas
Citas
APPADURAI, Arjun. The Social Life of Things. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BACHTIN, Michail. L’autoree l'eroe. Torino: Einaudi, 1988.
BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind. Chandler Publishing, 1972.
BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierarkeit.Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1955.
BENJAMIN, Walter. Lettere – 1913-1940. trad. Torino: Einaudi, 1978.
BENJAMIN, Walter. Des Passagen-Werk. Frankfurt am Main: SuhrkampVerlag, 1982.
BENJAMIN, Walter. The Location of Culture. London: Routledge, 2001.
BRATU, Miriam. Cinema and Experience: Siegfried Kracauer, Walter Benjamin, and Theodor W. Adorno (Weimar and Now: German Cultural Criticism). Los Angeles; Oxford: University of California Press, 2012.
CANEVACCI, Massimo. Fetichismos Visuais. São Paulo: Ed. Atelier, 2015.
CANEVACCI, Massimo. An Astonished Facticity. Toward a Meta-fetishist Ethnography. In: GIACCHETTI, Stefano (Ed.). Critical Theory and the Challenge of Praxis. Chicago: Ashgate, 2014.
CANEVACCI, Massimo. SincretiKa. Explorações etnogrâficas sobre artes contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 2013.
CANEVACCI, Massimo. Digital Auratic Reproducibility: Ubiquitous Ethnographies and Communicational Metropolis. In: NAIDOO, Loshini (Ed.). An Ethnography of Global Landscapes and Corridors. Rijeka: InTech Publisher, 2012a.
CANEVACCI, Massimo. A linha de pó: a cultura bororo entre tradição, mutação e auto-representação. São Paulo: Annablume, 2012b. (CANEVACCI, Massimo. The Line of Dust: The Bororo Culture between Tradition, Mutation and Self-representation. Canon Pyon; Hereford: Sean Kingston Publishing, 2013.)
FREUD, Sigmund. Das Unheimliche. Frankfurt am Main: Gesammelte Werke, 1919.
FREUD, Sigmund. Feticismo.In: Opere. vol. X. Torino: Bollati Boringhieri, 1981.
HADID, Zaha. Recent Work. In: NOEVER, Peter. et al. (ed.). Architecture in Transition: Between Deconstruction and New Modernism (Architecture & Design). Munich: Prestel Publishing, 1991. p. 47-61.
KOPYTOFF, Igor. The cultural biography of things: commodification as process. In: APPADURAI, Arjun (Ed.). The social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge: UP, 1986. p. 64-91.
KRACAUER, Siegfried. The Mass Ornament: Weimar Essays. Cambridge: Harvard University Press, 1995.
MARCUS, George E. Ethnography in/of the World System: the Emergence of Multi-sited Ethnography. Annual Review of Anthropology, Palo Alto (CA), v. 24, p. 95-110, 1995.
MUDLER, Arjen (Ed.). Transurbanism. Rotterdam: V2_ Publishing, 2002.
PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
ROBERTSON, Rolland. Globalisation: Social Theory and Global Culture. London: Sage Publication, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".