Cidade e memória: entre o desejo e o afeto
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2017v18n29p616Palabras clave:
Goiânia, Memória histórica, Memória dos pioneiros.Resumen
Este artigo propõe um mergulho na gênese da cidade de Goiânia, perquirindo a memória dos seus criadores e de seus moradores pioneiros. A euforia expressa no desejo e sonho de construir uma nova cidade manifesta-se claramente em todos os relatos oficiais que constituem a memória histórica de Goiânia. Aqueles que detinham o controle do desejo realizaram o sonho. A afeição de todos os pioneiros por aquele lugar inóspito foi garantida pelo desejo de consolidar a cidade nova e moderna, que se contrapunha ao antigo e atrasado representado pela cidade de Goiás. A memória compartilhada manifestou-se nos seus depoimentos.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos. Tradução: José Lino Grünnwald et al. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
BENJAMIN, Walter et al. Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
FREITAS, Venerando de. Goiânia. In: IBGE. Goiânia: coletânea especialmente editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como contribuição ao Batismo Cultural de Goiânia. Rio de Janeiro: IBGE, 1942.
GODÓI, Armando Augusto. Relatório sobre a conveniência da mudança da capital. In: IBGE. Goiânia: coletânea especialmente editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como contribuição ao Batismo Cultural de Goiânia. Rio de Janeiro: IBGE, 1942.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Laurent Leon Shaffter. São Paulo: Vértice; Ed. Revista dos Tribunais, 1990.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Tradução: Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
IBGE. Goiânia: coletânea especialmente editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como contribuição ao Batismo Cultural de Goiânia. Rio de Janeiro: IBGE, 1942.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Anhembi, 1957.
LIMA, Atílio Correia Lima. Plano Diretor da Cidade. In: IBGE. Goiânia: coletânea especialmente editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como contribuição ao Batismo Cultural de Goiânia. Rio de Janeiro: IBGE, 1942.
MANSO, Celina Fernandes Almeida (Org.). Goiânia art déco: acervo arquitetônico e urbanístico: dossiê de tombamento. Goiânia: SEPLAN, 2004. 3 v.
POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n.10, p. 200-212, 1992.
TEIXEIRA, Pedro Ludovico. O problema da mudança da capital. In: IBGE. Goiânia: coletânea especialmente editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como contribuição ao Batismo Cultural de Goiânia. Rio de Janeiro: IBGE, 1942.
TELES, José Mendonça. Memórias goianienses. 2. ed. Goiânia: Ed. PUC-GO, 2012.
VARGAS Getúlio. O verdadeiro sentido de brasilidade é a Marcha para o Oeste. In: IBGE. Goiânia: coletânea especialmente editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como contribuição ao Batismo Cultural de Goiânia. Rio de Janeiro: IBGE, 1942.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".