Trajetória do homem e do estadista Melo e Castro

Autori

  • Virgínia Maria Trindade Valadares PUC Minas

Abstract

Este trabalho pretende demonstrar a trajetória política do homem e do estadista Martinho de Melo e Castro, traçando o perfil de sua personalidade e atuação política. Evidencia o seu caráter autoritário e conservador em relação às idéias de seu tempo, assim como em relação à capitania mineira, principalmente no que diz respeito ao declínio da mineração.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Virgínia Maria Trindade Valadares, PUC Minas

Possui graduação em História pelo UNI - Centro de Belo Horizonte (1974), mestrado em História da Expansão e dos Descobrimentos Português pela Universidade de Lisboa (1997) e doutorado em História da Expansão e dos Descobrimentos Português pela Universidade de Lisboa (2002). Atualmente é professora adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em HISTÓRIA DA EXPANSÃO E DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, atuando principalmente em História comparada Brasil - Portugal com enfoque na administração e política metropolitana em Minas Gerais no século XVIII.

Pubblicato

1998-11-17

Come citare

VALADARES, Virgínia Maria Trindade. Trajetória do homem e do estadista Melo e Castro. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 36–46, 1998. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1690. Acesso em: 8 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Temática livre