Posse de escravos e manutenção da propriedade em Apiaí, São Paulo: 1732 a 1835
Parole chiave:
Demografia histórica, Estrutura da posse de escravos, Apiaí, Ouro.Abstract
Este artigo apresenta a estrutura de posse de escravos da localidade paulista de Apiaí entre 1732 e 1835. Durante o século XVIII, o povoamento conheceu dois momentos de maior dinamismo, relacionados com novas descobertas auríferas. No primeiro terço do século seguinte, com a estagnação econômica da vila, a manutenção do contingente cativo associou-se aos mecanismos de uniões matrimoniais e partilhas judiciais. Alguns desses casos são aqui apresentados, evidenciando a conformação de um conjunto peculiar de proprietários, com predomínio de pardos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".
