Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98Parole chiave:
Educação patrimonial, Avaliação, PETI Vespasiano-MG.Abstract
Este artigo visa apresentar a avaliação de atividades socioeducativas feita por um público infanto-juvenil do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Em especial, são analisadas as respostas dos participantes do projeto “Educar nos museus”, ocorrido no ano de 2011 no espaço “Curumim” em Vespasiano-MG. Ali acontecem atividades diversificadas complementares da educação formal, como visitas orientadas a museus, e demais espaços culturais localizados na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia consistiu levantamento de dados de natureza qualitativa e quantitativa (questionários, textos, eventos), e estudos bibliográficos. Os resultados demonstraram a importância da educação patrimonial como meio de formação e de motivação para aquisição de valores. Educadores, educandos e familiares entenderam a importância da compreensão das linguagens visuais, auditivas e táteis presentes no patrimônio, que transformam comportamentos e valores em reflexões, as quais estimulam a formação integral do ser social e humano.
Abstract
This article presents the evaluation of socio-educational activities carried out by a juvenile population from the Program for the Eradication of Child Labor - PETI. In particular, we have analyzed the responses of participants in the "Education in Museums" project, which occurred at the “Curumim” space in Vespasiano – MG, in 2011. In this place there are diversified complementary activities to formal education, such as guided visits to museums and other cultural venues located in the city of Belo Horizonte - MG. The methodology procedures consisted of qualitative and quantitative approaches (questionnaires, texts, events), and bibliographical studies. The results demonstrated the importance of heritage education as a means of training and motivating in the acquisition of values. Educators, students and families have understood the importance of the visual, auditory, and tactile languages, present at the heritage center, which transform behaviors and values into reflections, stimulating the integral formation of the social and human being.
Keywords: Heritage education; Evaluation; PETI Vespasiano - MG.Downloads
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