Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98

Autori

  • Maclovia Corrêa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Università degli Studi di Padova, (Itália).
  • Flávia dos Santos Oliveira Gama Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais/ Prefeitura Municipal de Vespasiano - CURUMIM
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98

Parole chiave:

Educação patrimonial, Avaliação, PETI Vespasiano-MG.

Abstract

Este artigo visa apresentar a avaliação de atividades socioeducativas feita por um público infanto-juvenil do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Em especial, são analisadas as respostas dos participantes do projeto “Educar nos museus”, ocorrido no ano de 2011 no espaço “Curumim” em Vespasiano-MG. Ali acontecem atividades diversificadas complementares da educação formal, como visitas orientadas a museus, e demais espaços culturais localizados na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia consistiu levantamento de dados de natureza qualitativa e quantitativa (questionários, textos, eventos), e estudos bibliográficos. Os resultados demonstraram a importância da educação patrimonial como meio de formação e de motivação para aquisição de valores. Educadores, educandos e familiares entenderam a importância da compreensão das linguagens visuais, auditivas e táteis presentes no patrimônio, que transformam comportamentos e valores em reflexões, as quais estimulam a formação integral do ser social e humano.

 

Abstract

This article presents the evaluation of socio-educational activities carried out by a juvenile population from the Program for the Eradication of Child Labor - PETI. In particular, we have analyzed the responses of participants in the "Education in Museums" project, which occurred at the “Curumim” space in Vespasiano – MG, in 2011. In this place there are diversified complementary activities to formal education, such as guided visits to museums and other cultural venues located in the city of Belo Horizonte - MG. The methodology procedures consisted of qualitative and quantitative approaches (questionnaires, texts, events), and bibliographical studies. The results demonstrated the importance of heritage education as a means of training and motivating in the acquisition of values. Educators, students and families have understood the importance of the visual, auditory, and tactile languages, present at the heritage center, which transform behaviors and values into reflections, stimulating the integral formation of the social and human being.

Keywords: Heritage education; Evaluation; PETI Vespasiano - MG.

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Biografie autore

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Università degli Studi di Padova, (Itália).

Professora permanente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, atua na área de Letras, em ensino de línguas, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia da UTFPR com as disciplinas de Desenvolvimento Tecnológico Sustentável, Tecnologias Sustentáveis e História da Técnica e da Tecnologia. Trabalha com ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar com temas ligados ao urbanismo, ambiente, sustentabilidade, patrimônio, educação ambiental, patrimonial, tecnológica e línguas.Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1976), graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2012) em educação ambiental e patrimonial e pós-doutorado em política científica e tecnológica no Instituto de Geociências da Unicamp-SP (2012). Realizou estágio professor visitante (2008/2009) por um semestre no Mestrado Erasmus Mundus TPTI, na Universidade Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e na Università Degli Studi di Padova, Itália, no Departamento de História por dois meses (2011).

Flávia dos Santos Oliveira Gama, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais/ Prefeitura Municipal de Vespasiano - CURUMIM

Possui graduação em História pela FPL - Faculdades Integradas Pedro Leopoldo (2006), especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atuou como coordenadora do Projovem Adolescente no município de Vespasiano e professora de História da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Responsável pelo projeto piloto "Educar nos Museus". Tem como objeto de pesquisa a Educação Patrimonial em projetos socioeducativos. Interessada em temáticas relacionadas a cultura, arte e museus, justiça ambiental e cidadania. Realizou estudo sobre a trajetória dos catadores de papel, papelão e materiais reaproveitáveis - ASMARE.

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Fisica pela UFMG (1983), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI (1999) e com Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP (2008-2009). Exerceu o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG (2005-2007), é Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e coordena, atualmente, a Diretoria de Divulgação Científica na Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Educação em espaços escolares e não escolares, com ênfase em Cultura, Ensino de Ciências Físicas e Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores e museus de ciências.

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Pubblicato

2013-04-30

Come citare

SILVA, Maclovia Corrêa da; GAMA, Flávia dos Santos Oliveira; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Programas socioeducativos de inclusão: projeto “Educar nos museus”, na cidade de Vespasiano-MG (Socio-educational inclusion programs: “Education in Museums” Project in Vespasiano-MG) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 14, n. 20, p. 98–117, 2013. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p98. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2013v14n20p98. Acesso em: 8 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê - Artigos: História e Memória