Modernolatria (Modernolatry)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2015v16n25p396Parole chiave:
Futurismo, modernolatria, simultaneidade, vanguardas históricas.Abstract
Este texto trata-se da tradução de “Modernolatria”, quinto capítulo da primeira parte do livro "Modernolatria" et "Simultaneità": recherches sur deux tendences dans l'avant-garde littéraire en Italie et en France à la veille de la première guerre mondial, do historiador e tradutor sueco Pär Bergman. Após ter abordado o repúdio dos futuristas por todas as formas de culto ao passado, Bergman trata da fascinação dos artistas ligados à vanguarda italiana em relação às descobertas científicas e aos avanços tecnológicos no início do século XX. Segundo o pesquisador, o neologismo futurista “modernolatria”, num sentido amplo, buscava caracterizar o ambiente juvenil e antitradicionalista geral que serviu de contexto histórico ao movimento. Em sentido restrito, o termo refere-se à temática adotada pelos futuristas em todos os domínios das artes: literatura, pintura, música etc., questão que é tratada mais detidamente ao longo do capítulo.
Abstract
This paper refers to portuguese translation of “Modernolatria”, Chapter 5 Part 1 of historian and translator Swedish Pär Bergman’s book, entitled "Modernolatria" et "Simultaneità": recherches sur deux tendences dans l'avant-garde littéraire en Italie et en France à la veille de la première guerre mondial. Having addressed the futurist repudiation for all forms of worship of the past, Bergman deals with the fascination of artists related to the Italian avant-garde for scientific discoveries and technological advances in the early twentieth century. According to researcher, the futuristic neologism "modernolatria" in a broad sense, sought to characterize the youth environment and general anti-traditionalist who served as the historical context to the movement. Strictly speaking, the term refers to the thematic adopted by futurists in all areas of arts: literature, painting, music etc., which are addressed in more detail throughout the chapter.
Keywords: Futurism; modernolatry; simultaneity; historical vanguards.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALTOMARE, L. Temporale. Lacerba, 15 de fevereiro de 1914. p. 51.
ARNYVELDE, A. Une conférence futuriste à la Maison des Étudiants. Gil Blas, 10 de fevereiro de 1912. p. 1.
BARDÈCHE, M.; BRASILLACH, R. Histoire du cinéma. Paris: Denöel et Steele, 1935.
BÉTUDA, M. Looping the loop. Lacerba, 1º de abril de 1914. p. 104.
BINAZZI, B. Gita redentrice. Lacerba, 1º de abril de 1914. p. 108.
BOCCIONI, U. Pittura Scultura Futuriste: dinamismo plastico. Milão: Edizioni futuriste di “Poesia”, 1914.
BOLDRINI, M. Alla ricerca del tempo nell’arte. Milão: A. Mondadori, 1954.
BUZZI, P. Aeroplani: canti alati col II Proclama futurista di F. T. Marinetti. Milão: Edizione di “Poesia”, 1909.
BUZZI, P. L’Ellisse e la Spirale: film + parole in libertà. Milão: Edizione Futuriste di “Poesia”, 1915.
BUZZI, P. Versi liberi. Milão: Fratelli Treves, 1913.
CANGIULLO, F. Finestre aperte. Lacerba, 1º de dezembro de 1913. p. 271.
CANGIULLO, F. Il sifone d’oro. Lacerba, 1º de setembro de 1913[a]. p. 189.
CANGIULLO, F. Le cocottesche. Nápoles: Edizioni Giovani, [1912].
CARRÀ, C. Immobilità + Ventre. Lacerba, 1º de janeiro de 1914. p. 13.
CARRÀ, C.; SOFFICI, A. Semplicismi. Lacerba, 15 de abril de 1914. p. 115.
CAVACCHIOLI, E. Cavalcando il sole: versi liberi. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”. 1914.
CAVACCHIOLI, E. Rivoluzione. Lacerba, 15 de março de 1914[a]. p. 87.
CLOUARD, H. Histoire de la littérature française du symbolisme à nos jours, I. Paris: Albin Michel, 1947.
COURTHION, P. Gino Severini. Trad. Enrico Prampolini. Milão: Ulrico Hoepli, 1941.
D’ALBA, A. Baionette: versi liberi e parole in libertà. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”, 1915.
D’ALBA, A. Battute d’Automobile. Lacerba, 15 de maio de 1913. p. 102.
DE LEONE, Mario. Fornicazione di automobili. Lacerba, 1º de julho de 1914. p. 205-206.
DELMARLE, M.; MARINETTI, F. T. Manifeste futuriste contre Montmartre. Lacerba, 15 de agosto de 1913. p. 173.
DE MARIA, F. La leggenda della vita: poema libero. 2. ed. Milão: Edizioni di “Poesia”, 1909.
DES GACHONS, J. En route pour le futurisme. Je sais tout, 15 de fevereiro de 1912, p. 351 ss.
FOLGORE, L. Il canto dei motori. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”, 1912.
FOLGORE, L. Avanscoperta. Lacerba, 1º de janeiro de 1914. p. 3.
FOLGORE, L. Ponti sull’Oceano: versi liberi e parole in libertà. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”, 1914[a].
GOVONI, C. Fotografia medianica del temporale. Lacerba, 15 de outubro de 1913. p. 227.
GOVONI, C. Io e Milano. Lacerba, 15 de dezembro de 1913[a]. p. 292.
GOVONI, C. Poesie elettriche. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”, 1911.
JANELLI, G. Manovra di notte moderna. Lacerba, 15 de abril de 1914. p. 125.
JANELLI, G. Messina. Lacerba, 15 de fevereiro de 1914[a]. p. 58.
LE BRUN, R. F. T. Marinetti et le futurisme. Paris: Sansot, 1911.
MARINETTI, F. T. Dune. Lacerba, 15 de fevereiro de 1914. p. 52.
MARINETTI, F. T. et al. I manifesti del futurismo: prima serie. Florença: Lacerba, 1914[a].
MARINETTI, F. T. et al. I manifesti del futurismo. Milão: Istituto Editoriale Italiano, 1919. 4 vol.
MARINETTI, F. T. (Org.). I poeti futuristi. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”, 1912.
MARINETTI, F. T. La bataille de Tripoli (26 octobre 1911): vécue et chantée par F. T. Marinetti. Milão: Edizioni Futuriste di “Poesia”, 1912[a].
MARINETTI, F. T. La nuova religione-morale della velocità, 1916. DRUDI GAMBILLO, M.; FIORI, T. (Org.). Archivi del futurismo. Roma: De Luca, 1958.
MARINETTI, F. T. Le futurisme. Paris: Sansot, 1911.
MARINETTI, F. T. Le monoplan du pape: roman politique en vers libres. Paris: Sansot, 1912[b].
MARINETTI, F. T. Lo splendore geometrico nelle parole in libertà. Lacerba, 15 de março de 1914[b]. p. 81.
MARINETTI, F. T. Mafarka le futuriste: roman africain. Paris: Sansot, 1910.
MARINETTI, F. T. Poupées électriques: drame en trois actes avec une préface sur le futurisme. Paris: Sansot, 1909.
MARINETTI, F. T. Rapporto sulla vittoria futurista di Trieste. PALAZZESCHI, A. L’incendiario. Milão: Edizioni futuriste di “Poesia”, 1910[a].
M. D. Le futurisme. Journal des débats politiques et littéraires, 25 de fevereiro de 1909, p. 1.
MOSCARDELLI, N. Spanismo. Lacerba, 15 de outubro de 1913. p. 232.
PAPINI, G. Il significato del futurismo. Lacerba, 1º de fevereiro de 1913. p. 23.
PAPINI, G. Quattro begli occhi. Lacerba, 15 de janeiro de 1914. p. 26.
PAVOLINI, C. F. T. Marinetti. Roma: A. F. Formiggini, 1924.
PRATELLA, F. B. L’aviatore Dro: poema tragico in tre atti. Milão: Sonzogno, 1915.
RUSSOLO, L. L’arte dei rumori. Milão: Edizioni futuriste di “Poesia”, 1916.
SEVERINI, G. Revisione del futurismo. Meridiano di Roma, 17 de janeiro de 1937. p. 3.
TAVOLATO, I. Frammenti futuristi. Lacerba, 1º de julho de 1913. p. 147.
TAVOLATO, I. Preghiera futurista. Lacerba, 1º de abril de 1914. p. 106.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".