Considerações sobre um campo disciplinar: os principais modelos explicativos da economia colonial

Auteurs-es

  • Eduardo Jose Santos Borges Universidade do Estado da Bahia (UEBA)
  • Augusto Fagundes da Silva dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p142-168

Mots-clés :

Historiografia, Economia colonial, Formação econômica do Brasil.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo fundamental trazer, de forma balanceada, os principais teóricos e teorias acerca das características essenciais da Economia Colonial e da Formação Econômica do Brasil. O leitor terá a oportunidade de conhecer, mesmo que introdutoriamente, parte da historiografia econômica brasileira do século XX até os dias atuais e perceber os aspectos mais relevantes de cada modelo explicativo. Ao dispor-se a examinar a evolução do pensamento interpretativo da economia brasileira sob o ponto de vista da historiografia, esse artigo também se propõe em colocar-se enquanto instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em História e Ciências Econômicas, principalmente para as disciplinas de História do Brasil Colônia e Formação Econômica do Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo Jose Santos Borges, Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1993), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em História Social na Universidade Federal da Bahia (2015). Atualmente é professor assistente na Universidade do Estado da Bahia. Atua principalmente na área de História da Europa Moderna, com ênfase no século XVIII do Império português. Desenvolve pesquisa e estudo nas estratégias de mobilidade social ascendente das elites baianas do século XVIII. Investiga também a inserção das elites baianas aos privilégios, cargos e títulos inerentes à condição de nobre presentes no Antigo Regime português.

Augusto Fagundes da Silva dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia-UFBA e Graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Atualmente é Professor de História Econômica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em História da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: História Econômica, Economia Colonial, Crédito, Riqueza, Elites, Patrimônio, Concentração de renda, Santas Casas de Misericórdia.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-29

Comment citer

BORGES, Eduardo Jose Santos; SANTOS, Augusto Fagundes da Silva dos. Considerações sobre um campo disciplinar: os principais modelos explicativos da economia colonial. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 19, n. 30, p. 142–168, 2018. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p142-168. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/15616. Acesso em: 29 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Artigos: História e Historiadores