As adversidades na infância, a Teoria de Bronfenbrenner e a disciplina de Práticas na Comunidade II: um relato de experiência em que teoria e prática se completam
Palavras-chave:
Desenvolvimento humano. Experiências Adversas na Infância. Teoria bioecológicaResumo
O Curso de Medicina da PUC Minas em Betim oferece a disciplina de Práticas na Comunidade II proporcionando aos acadêmicos iniciar sua formação em Pediatria no contexto de Atenção Primária. Constatou-se que muitos casos clínicos atendidos são complexos do ponto de vista biopsicossocial, o que estimulou questionamentos sobre os impactos das Experiências Adversas na Infância (EAI) e como se processam as influências contextuais das EAI sobre o desenvolvimento da criança. Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão clínica e evolutiva de um caso atendido na UBS, revisitou-se um dos casos de uma criança de 4 meses de idade e se fez concomitantente uma revisão dos conceitos estruturantes das EAI e da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner, correlacionando ambas ao caso em discussão. Observou-se que a criança foi exposta desde a gestação a múltiplas EAI significativas, identificadas em vários níveis / camadas do sistema ecológico, o que deu uma maior visibilidade, facilitando a compreensão do caso, o planejamento das intervenções e estimativa do prognóstico, o qual é preocupante. Considerações Finais: a natureza diversificada das EAI encontradas na avaliação da criança e as múltiplas consequências possíveis, algumas delas já presentes, exigem uma abordagem interdisciplinar e interssetorial a curto, médio e longo prazo.
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