A Enfermagem na capacitação de docentes de Escola Estadual acerca da pediculose
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p216-225Palavras-chave:
Piolho, Educadores, Extensão Universitária, EnfermagemResumo
Este relato apresenta a importância da ação de Enfermeiros como educadores do tema pediculose em uma escola estadual infantil de Belo Horizonte, com ênfase para os docentes da instituição. Trata-se do relato de experiência dos discentes do curso de Enfermagem no desenvolvimento de um projeto de intervenção em saúde planejado na disciplina de Práticas Extensionistas com o objetivo de qualificar o conhecimento dos professores, coordenadores, pedagogos e alunos da escola escolhida para atividade sobre pediculose. Buscou-se trabalhar temas relativos à prevenção, identificação de casos e orientações corretas sobre a doença. A urgência da intervenção da Enfermagem se deu pela comunicação da coordenação da escola sobre um surto de piolhos entre as crianças. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale. A partir da identificação do tema, as discentes do curso desenvolveram uma prática lúdica para educação dos alunos acerca da pediculose. Ao se iniciar a ação, percebeu-se que a maioria dos docentes tinham pouco ou nenhum conhecimento a respeito do assunto, e que isso interferia diretamente no controle e prevenção da infestação. Assim, o foco da ação foi redirecionado também para capacitação desses docentes, e a prática lúdica envolveu ainda a participação dos orientadores, que ao final da ação se apresentaram competentes, em sua grande maioria, para o manejo do problema.
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