A Enfermagem na capacitação de docentes de Escola Estadual acerca da pediculose

Autores

  • Nathália Viana Henriques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Isabela de Souza Basílio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Marcela Máximo Nogueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Juliana Mara Felisberto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p216-225

Palavras-chave:

Piolho, Educadores, Extensão Universitária, Enfermagem

Resumo

Este relato apresenta a importância da ação de Enfermeiros como educadores do tema pediculose em uma escola estadual infantil de Belo Horizonte, com ênfase para os docentes da instituição. Trata-se do relato de experiência dos discentes do curso de Enfermagem no desenvolvimento de um projeto de intervenção em saúde planejado na disciplina de Práticas Extensionistas com o objetivo de qualificar o conhecimento dos professores, coordenadores, pedagogos e alunos da escola escolhida para atividade sobre pediculose. Buscou-se trabalhar temas relativos à prevenção, identificação de casos e orientações corretas sobre a doença. A urgência da intervenção da Enfermagem se deu pela comunicação da coordenação da escola sobre um surto de piolhos entre as crianças. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale. A partir da identificação do tema, as discentes do curso desenvolveram uma prática lúdica para educação dos alunos acerca da pediculose. Ao se iniciar a ação, percebeu-se que a maioria dos docentes tinham pouco ou nenhum conhecimento a respeito do assunto, e que isso interferia diretamente no controle e prevenção da infestação. Assim, o foco da ação foi redirecionado também para capacitação desses docentes, e a prática lúdica envolveu ainda a participação dos orientadores, que ao final da ação se apresentaram competentes, em sua grande maioria, para o manejo do problema.

 

 

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Biografia do Autor

Nathália Viana Henriques, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduando em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) campus Coração Eucarístico. E-mail: nathvianahenriques@gmail.com.

Isabela de Souza Basílio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduando em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) campus Coração Eucarístico. E-mail: belabelinha321gmail.com.

Marcela Máximo Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduando em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) campus Coração Eucarístico. E-mail: marcelamaximo.mn@gmail.com.

Juliana Mara Felisberto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestre em Enfermagem; Professora Assistente IV Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). E-mail: julianamarafelisberto@gmail.com .

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Henriques, N. V. ., Basílio, I. de S. ., Nogueira, M. M. ., & Felisberto, J. M. . (2023). A Enfermagem na capacitação de docentes de Escola Estadual acerca da pediculose. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 216–225. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p216-225