Extensão Universitária e Educação Ambiental:
percursos de formação do professor pela pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p14-31Palavras-chave:
Formação do professor, Extensão Universitária, Formação através da pesquisa, Educação ambiental, ÁguaResumo
A Educação Ambiental na macrorregião do Jaguaribe aponta a necessidade de vincular a pesquisa científica a prática docente para a produção de estratégias, ferramentas e ações voltadas a conscientização sobre as questões ambientais nas escolas estadual e municipal. As atividades da extensão retrataram as necessidades de ações criativas e inovações para a mudança de posturas nos ambientes educacionais, incluindo as questões relativas à formação docente. O estudo realizado pelos alunos extensionistas, os fizeram perceber que são agentes de transformação, ampliando o alcance de sua pesquisa no sentido de apropriarem-se de seus resultados, que podem buscar formas criativas de contribuir para a discussão da temática nos ambientes acadêmico e escolar. Objetivo foi analisar as percepções dos professores das escolas da região sobre o tema “Água” e analisar a importância da pesquisa na vida acadêmica dos graduandos em licenciatura em Química, participantes do projeto de extensão. Assim, utilizou-se entrevista semiestruturada e leitura dos trabalhos publicados e submetidos pelos alunos como estratégia metodológica, no âmbito da pesquisa qualitativa. Observou-se que a extensão universitária é uma oportunidade de crescimento e compreensão do papel da academia no âmbito da comunidade, contribuindo para a transformação do meio ambiente. Os resultados desta pesquisa ressaltam a importância da extensão universitária na formação dos alunos, evidenciando a interseção entre a pesquisa acadêmica, a prática docente e a atuação como agentes de transformação na comunidade. O engajamento dos alunos extensionistas na investigação e disseminação de conhecimento contribui para uma abordagem eficaz das questões ambientais relacionadas à temática da água na escola.
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Referências
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