Estágio Supervisionado em Educação Infantil:

relato de experiência na formação docente em um centro de educação infantil de Parintins - AM

Autores

  • João Marques Paes Neto Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas
  • Denilson Diniz Pereira Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p168-177

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Prática docente, Educação infantil, Observação participante, Regência escolar

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de relatar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil realizado em um Centro de Educação Infantil no município de Parintins – AM, na turma do 2º período C, composta por 23 alunos, no período de 31 de outubro a 25 de novembro de 2022, em cuja última semana foi cumprida a regência escolar. O principal método utilizado como coleta de dados foi a observação participante, considerado de extrema importância nessa fase da graduação, pois contribui para que os discentes-estagiários possam analisar, de forma crítica e participativa, as práticas pedagógicas que fazem parte da rotina escolar do espaço observado, nesse caso, a sala de aula. Durante as atividades de rotina, observou-se que eram trabalhados a sondagem dos conhecimentos prévios das crianças por meio do ensino das letras do alfabeto; a quantidade de letras em uma palavra, de preferência relacionada a uma temática central; a quantidade de vogais e consoantes contidas numa palavra; a identificação das suas letras inicial e final, bem como a utilização da letra estudada em outros vocábulos. É no momento da regência que o licenciando irá unir tudo aquilo que aprendeu desde o início de seu percurso acadêmico com o que está sendo proposto no planejamento didático da instituição escolar. Para que essa trajetória seja de muitas conquistas para as crianças e de bons resultados para a educação pública, é preciso que haja dedicação e comprometimento na realização do estágio tanto da parte de quem estagia quanto da parte de quem acompanha direta ou indiretamente esse processo, concebido como significativo na construção da identidade profissional do professor, pois, se realizado com empatia, dedicação e entusiasmo, formará profissionais da educação qualificados para sua atuação em sociedade.

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Biografia do Autor

João Marques Paes Neto, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do 8º período do curso de Pedagogia. ICSEZ/UFAM. E-mail: joaonetopaesam@gmail.com.

Denilson Diniz Pereira, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação. Professor do ICSEZ/UFAM. E-mail: denilsondiniz@ufam.edu.br.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Paes Neto, J. M. ., & Pereira, D. D. . (2023). Estágio Supervisionado em Educação Infantil: : relato de experiência na formação docente em um centro de educação infantil de Parintins - AM. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 168–177. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p168-177