Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes:

fatores de sucesso na perspectiva dos stakeholders e contribuições para o desenvolvimento local

Autores

  • Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Faculdades Pedro Leopoldo
  • Sarah Roberta da Silva Costa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas
  • Ester Eliane Jeunon Faculdade Pedro Leopoldo https://orcid.org/0000-0002-5158-0151
  • Renata Silva Santos Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p105-130

Palavras-chave:

Turismo, Festivais gastronômicos, Stakeholders, Desenvolvimento local

Resumo

O objetivo do trabalho descrito neste artigo foi investigar os fatores de sucesso do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, pela perspectiva dos stakeholders, e suas contribuições para o desenvolvimento local. Para que o objetivo fosse alcançado foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, contando com a participação de stakeholders que cooperam na organização do festival. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. O trabalho indicou que a atividade turística, intitulada como o “maior festival de gastronomia brasileira”, associado ao Festival Fartura, que acontece na cidade de Tiradentes (Minas Gerais) desde 1998, teve grande influência no desenvolvimento turístico, econômico e social da cidade e contribui para o sucesso na divulgação da gastronomia local, atraindo chefs renomados para participar do Festival. Percebeu-se que o patrimônio arquitetônico e cultural do local do evento também exerce influência no sucesso do festival devido às suas características peculiares, preservadas pelos investimentos que ocorreram na cidade a partir da década de 90. Notou-se que as parcerias entre poder público e privado são cruciais para o êxito do evento e relevantes para subsidiar as ações do festival. Os stakeholders, por sua vez, foram reconhecidos como fortes redes de cooperação do evento, aqueles que trazem inovação, parcerias, impulsionam os investimentos e o desenvolvimento socioeconômico do município e, por isso, exercem máxima influência no sucesso do festival.

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Biografia do Autor

Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Faculdades Pedro Leopoldo

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo. E-mail: eloisarodrigues@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7050-0105

Sarah Roberta da Silva Costa, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas

Mestrado Profissional em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo – MG. Diretora de Escola no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas. E-mail: sarahrobertaroberta@gmail.com

Ester Eliane Jeunon, Faculdade Pedro Leopoldo

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - UNB e Newcastle University – Austrália. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo e professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. E-mail:esterjeunon@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5158-0151

Renata Silva Santos Camargo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Barbacena. E-mail: renata.camargo@ifsudestemg.edu.br

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Guimarães, E. H. R., Costa, S. R. da S. ., Jeunon, E. E., & Camargo, R. S. S. . (2023). Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes: : fatores de sucesso na perspectiva dos stakeholders e contribuições para o desenvolvimento local. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 105–130. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p105-130