Desata Gravata:

Direito descomplicado para todas as pessoas por uma sociedade mais justa e igualitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p187-197

Palavras-chave:

Direito, Sociedade, Cidadania, Extensão

Resumo

Projeto de extensão desenvolvido com base na Agenda da ONU de 2030, que tem como objetivo promover a informação descomplicada sobre conceitos básicos do Direito, de modo a favorecer, por meio do acesso à informação, o exercício da cidadania. Romper com a ideia de que Direito é matéria de domínio apenas dos juristas é a hipótese de sustentação do presente projeto, que poderá reduzir a lacuna entre o Direito e as pessoas em geral. Para tanto, a estratégia metodológica se pautou pela utilização da rede social Instagram para propagar informações de forma simples e compreensível sobre a finalidade do Direito, seus princípios fundamentais e formas de exercício, na esperança de que, ao aproximar as pessoas de tais conteúdos, elas possam exercer o seu papel da cidadania de maneira autônoma e emancipada. Com este projeto, espera-se como resultados tornar possível e acessível o Direito, na perspectiva de se construir uma sociedade brasileira mais justa. O engajamento de pessoas e a ampliação paulatina do alcance dessa mídia, no período compreendido de execução do projeto, indicarão a pertinência e a relevância deste.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Luís Amaral Ribeiro, Universidade São Francisco - USP

Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (1998), é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorando em Educação pela Universidade São Francisco (2022). Foi gestor universitário ocupando cargos de Pró-reitor Comunitário (USF/2003-2010), Presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (FOREXT/2008-2010), Pró-reitor de Graduação (UCSal/2018-2019) e Diretor Administrativo-financeiro (FACEMP/2019-2020). Atualmente é professor na Universidade São Francisco onde leciona disciplinas nos cursos de Direito, CST em Gestão e Negócios e CST em Políticas Públicas.

Débora Reis Garcia, Universidade São Francisco - USP

Possui graduação em Licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999; 2002), pós-graduação lato sensu em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade São Francisco (2017- 2021). Atualmente é coordenadora da Implantação do Projeto de Curricularização da Extensão Núcleo de Extensão Universitária - NEXT e professora convidada na Universidade São Francisco (USF), nos cursos de Pedagogia e Educação Física

Jéssica Yumemi Otani e Silva, Universidade São Francisco - USP

Possui graduação em Design de Moda pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2011). Atualmente é estudante do curso de Direito da Universidade São Francisco - USF, câmpus Bragança Paulista - SP e desenvolvedora extensionista do Projeto de Extensão: Desata Gravata.

Referências

ALEXY, Robert. O conceito e a natureza do direito. Tradução Thomas da Rosa de Bustamante. São Paulo: Marcial Pons, 2014.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 jun. 2023.

CNE/CES 7/2018. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2018, Seção 1, p. 49 e 50.

COELHO, Alexandre Zavaglia; HOLTZ, Ana Paula Ulandowski. Legal Design - Visual Law: comunicação entre o universo do Direito e os demais setores da sociedade. Thomson Reuters, 2020. Disponível em: https://www.thomsonreuters.com.br/content/dam/openweb/documents/pdf/Brazil/white-paper/legal-one-e-book-visual-law-2020.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

CUNHA, Paulo Ferreira da. Teoria Geral do Estado e Ciência Política. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

DINIZ, Bráulio Gomes Mendes. Pedido e sentença na efetivação judicial dos direitos fundamentais: a importância de entender a classificação geracional e conhecer a teoria dos status, 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/27035/pedido-e-sentenca-na-efetivacao-judicial-dos-direitos-fundamentais-a-importancia-de-entender-a-classificacao-geracional-e-conhecer-a-teoria-dos-status. Acesso em: 20 maio 2023.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional, 28. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NUNES, Dierle et al. Visual Law: o design em prol do aprimoramento da advocacia. 2. ed. Belo Horizonte: Líder, 2023.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf. Acesso em: 5 jun. 2023.

SANCHEZ, Giovana. Gravata surgiu para limpar suor e virou símbolo do poder masculino, 2009. Disponível em: https://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL968964-16107,00-GRAVATA+SURGIU+PARA+LIMPAR+SUOR+E+VIROU+SIMBOLO+DO+PODER+MASCULINO.html#:~:text=O%20homem%20enrola%20e%20amarra,ainda%20hoje%2C%20respeito%20e%20formalidade. Acesso em: 20 maio 2023.

USF. Política de Extensão da Universidade São Francisco - Resolução CONSEPE nº 114/2021, Bragança Paulista, 2021. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/410/2191121768627664.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Ribeiro, E. L. A., Garcia, D. R., & Silva, J. Y. O. e . (2023). Desata Gravata: : Direito descomplicado para todas as pessoas por uma sociedade mais justa e igualitária . Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 187–197. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p187-197