A experiência das práticas esportivas para crianças e adolescentes com superdotação/altas habilidades:

um relato de experiência do Projeto de Extensão HEAD

Autores

  • Anna Gabriela Valeriano dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Layza Rodrigues Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Luísa Scalzo Palhares Matter Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Sâmara Garcia de Barros Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Karina Fideles Filgueiras Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p158-167

Palavras-chave:

Crianças, Superdotação, Altas Habilidades, Exercícios Físicos, Fisioterapia

Resumo

Este documento é um relato de uma experiência desenvolvida pelos extensionistas do projeto HEAD, “Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades - HEAD”, fundado em 2007, cujo objetivo é elaborar atividades e gerar experiências para crianças com altas habilidades/superdotação. As tarefas apresentam traços únicos, destinados para cada área de interesse. As propostas foram elaboradas no mês de outubro do ano de 2022, aplicadas às segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Os exercícios praticados desenvolveram e propiciaram não apenas habilidades sociais, mas também orientaram as crianças do projeto sobre a importância da prática da atividade física ao ar livre, além de demonstrar que elas podem ser desafiadoras e divertidas. Tal projeto foi importante também para os discentes da área da fisioterapia, pois eles puderam concluir que as crianças realmente precisam de oportunidades que as incentivem a sair de seu próprio espaço e a descobrir novos interesses e novos métodos de socialização. Esse processo contribui para ambos os grupos, discentes e crianças, no sentido de propiciar a diminuição da insegurança e da dificuldade de não se adaptarem a contextos sociais específicos.

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Biografia do Autor

Anna Gabriela Valeriano dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Layza Rodrigues Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Luísa Scalzo Palhares Matter, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Sâmara Garcia de Barros Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Karina Fideles Filgueiras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Professora Adjunto IV da Faculdade de Psicologia da PUC Minas

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Santos, A. G. V. dos, Costa, L. R. ., Matter, L. S. P. ., Ferreira, S. G. de B. ., & Filgueiras, K. F. . (2023). A experiência das práticas esportivas para crianças e adolescentes com superdotação/altas habilidades:: um relato de experiência do Projeto de Extensão HEAD. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 158–167. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p158-167