A experiência das práticas esportivas para crianças e adolescentes com superdotação/altas habilidades:
um relato de experiência do Projeto de Extensão HEAD
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p158-167Palavras-chave:
Crianças, Superdotação, Altas Habilidades, Exercícios Físicos, FisioterapiaResumo
Este documento é um relato de uma experiência desenvolvida pelos extensionistas do projeto HEAD, “Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades - HEAD”, fundado em 2007, cujo objetivo é elaborar atividades e gerar experiências para crianças com altas habilidades/superdotação. As tarefas apresentam traços únicos, destinados para cada área de interesse. As propostas foram elaboradas no mês de outubro do ano de 2022, aplicadas às segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Os exercícios praticados desenvolveram e propiciaram não apenas habilidades sociais, mas também orientaram as crianças do projeto sobre a importância da prática da atividade física ao ar livre, além de demonstrar que elas podem ser desafiadoras e divertidas. Tal projeto foi importante também para os discentes da área da fisioterapia, pois eles puderam concluir que as crianças realmente precisam de oportunidades que as incentivem a sair de seu próprio espaço e a descobrir novos interesses e novos métodos de socialização. Esse processo contribui para ambos os grupos, discentes e crianças, no sentido de propiciar a diminuição da insegurança e da dificuldade de não se adaptarem a contextos sociais específicos.
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