Extensão Universitária com potencial de reduzir a evasão no curso de Engenharia Civil:

SlumPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p86-104

Palavras-chave:

Evasão Universitária, Ensino Superior, Extensão, Engenharia Civil

Resumo

A evasão universitária é um fenômeno que ocorre quando os estudantes abandonam o ensino superior; ela traz diversos prejuízos para a vida do aluno, para a família, a sociedade e a instituição, especialmente no ensino superior público. A questão financeira, a perspectiva de carreira, o estresse e a ansiedade, a didática e o sentimento de frustração são motivos desse evento, que é ainda mais preocupante no cenário de pandemia da Covid-19. Com a aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE, o ensino superior busca fortalecer a Extensão universitária, assegurando 10% dos créditos da graduação para atividades de extensão. Este estudo tem como objetivo analisar a atuação de um grupo de extensão da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) chamado SlumPE, avaliando seu potencial de impactar na redução da evasão do curso de engenharia civil. Assim, por meio da pesquisa quali-quantitativa em formato de formulário online, aplicado a 146 alunos da Instituição, identificou-se que 77,4% dos estudantes já pensaram em desistir do curso, que o ciclo básico e a relação professor-aluno necessitam de atenção da Escola, e que existe uma diferença evidente entre o ambiente acadêmico e o ambiente do grupo que se mostrou mais acolhedor e eficiente, como mostra o nível de satisfação de 100%. Mesmo durante a pandemia e com atividades paralisadas, os resultados mostram que o grupo conseguiu impactar os estudantes da Instituição e, dessa forma, corrobora o seu potencial de contribuir com a redução da evasão no curso de Engenharia Civil.

ria Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Tenório Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Bacharel - Universidade de Pernambuco, Engenharia Civil Orcid: 0000-0002-1217-3537

Yêda Vieira Póvoas, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1995), mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) e membro do AMBITEC, DESS e POLITECH da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, tecnologias e processos de produção, produtividade, revestimento cerâmico, argamassa colante, gesso, resíduo, reciclagem e construção sustentável. 

Doutora - Universidade de Pernambuco, Engenharia Civil, Docente  Orcid: 0000-0003-1907-415X

Referências

ALBUQUERQUE, Déborah Emanuelle Nunes de et al. Influência das curas termo-úmida e termo-controlada nas propriedades mecânicas do concreto. 62° Congresso Brasileiro do Concreto - CBC 2020. Anais [...] Florianópolis: IBRACON, 2020.

ALMEIDA, Sinara Monica Vitalino de; BARBOSA, Larissa Marcelle Vaz. Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação. Revista Brasileira de Educação Médica, Pernambuco, v. 43, n. 1 suppl1, p. 672-680, 2019.

BAKHSHI, Hasan et al. The future of skills: employment in 2030. London: Pearson and Nesta, 2017.

BENSON, Lisa Clemence et al. Engineering education: Departments, degrees and directions. International Journal of Engineering Education, Ireland, v. 26, n. 5, p. 1042–1048, 2010.

BRAIDO, Gabriel Machado; CONTO, Samuel Martin de; CERUTTI, Bernadete Bregolin. Desenvolvendo habilidades por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: a experiência da “Vivência em Gestão”. Revista Em Extensão, Minas Gerais, v. 20, n. 1, p. 57–75, 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jun. 2021.

BRASIL. Lei n° 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 7 ago. 2021.

CAETANO, Gerusa Leite; VIEIRA, Vitor Eduardo Oliveira; GONTIJO, Hebert Medeiros. Extensão universitária em apoio ao espaço físico de instituições filantrópicas. Research, Society and Development, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 1–7, 2019.

CHINELATTO, Adriana Scoton Antonio et al. Extensão Universitária: promovendo a interação dos cursos de engenharia da UEPG com o ensino médio. Revista Conexão UEPG, Paraná, v. 3, n. 1, p. 31–34, 2007.

CORONAVÍRUS: decreto determina suspensão de aulas em todas as instituições de ensino de PE. 17 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/03/17/coronavirus-decreto-determina-suspensao-de-aulas-em-todas-as-instituicoes-de-ensino-de-pe.ghtml. Acesso em: 8 ago. 2021.

CSEC. Premiações Mostra POLI 2019. Disponível em: https://csecpoli.wixsite.com/mostra2019/2019-premiacoes. Acesso em: 7 ago. 2021.

DANTAS, Ivson Lima et al. Relação entre saúde mental e vivência acadêmica dos estudantes de Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil de uma universidade pública da região Nordeste. Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 3, p. e48910313585, 2021.

DANTAS, Marcelo Wanderley; GUENTHER, Mariana. Extensão universitária e desenvolvimento local sustentável: uma revisão da literatura. University Outreach and Local Sustainable Development: A literature review. Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 6, p. 1–14, 2021.

DWECK, C. S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

FACCA, Cláudia Alquezar; ALVES, Jorge Lino; BARBOSA, Ana Mae. Overview of Design Teaching on Engineering Courses: a Comparative Study Between Brazil and Portugal. International Conference on Education and New Developments. Anais [...] Porto: 2019.

GARCEZ, Lilyanne Rocha; CONTENTE, Ellem Cristiane Morais de Souza; ASSAYAG, Elias Simão. A inovação no ensino/aprendizagem/extensão de engenharia por meio de modernas tecnologias de informação e comunicação. Brazilian Journal of Development, Paraná, v. 4, n. 6, p. 2750–2760, 2018.

GUILBAULT, Melodi. Students as customers in higher education: The (controversial) debate needs to end. Journal of Retailing and Consumer Services, United Kingdom, v. 40, n. July 2016, p. 295–298, 2018.

HAMID, Roszilah. et al. Competition as na Innovative Student-centered Learning Method for Open-ended Laboratory Work. Procedia - Social and Behavioral Sciences, United Kingdom, v. 102, n. Ifee 2012, p. 148–152, 2013.

HEATH, Chip; HEATH, Dan. O poder dos momentos: o porquê do impacto extraordinário de certas experiências. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

KRIPKA, Moacir et al. Uma atividade didática elaborada por alunos para alunos: competição de guindastes de palitos de picolé. Educação & Tecnologia, Paraná, v. 23, n. 1, p. 59–66, 2018.

LIMA, Flaviana de Souza et al. Busca dos fatores associados a evasão: um estudo de caso nos cursos do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais, Campus do IF Sudeste MG em Rio Pomba. Brazilian Journal of Development, Paraná, v. 7, n. 3, p. 25575–25593, 2021.

LOCKEY, Andrew et al. Educational theory and its application to advanced life support courses: a narrative review. Resuscitation Plus, Netherlands, v. 5, n. September, p. 100053, 2021.

MUSSLINER, Bruno Osvaldo et al. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, Paraná, v. 7, n. 4, p. 42674–42692, 2021a.

MUSSLINER, Bruno Osvaldo et al. O problema da evasão universitária: um desafio à democratização do ensino superior público/ The problem of university dropot: a challenge to the democratization of publichig her education. Brazilian Journal of Development, Paraná, v. 7, n. 4, p. 42738–42758, 2021b.

NAKAMORI, Silvana et al. A contribuição da academia para mobilidade urbana sustentável por meio do programa de extensão universitária da UFPR – CICLOVIDA. Revista Políticas Públicas & Cidades, v. 1, n. 2, p. 145–163, 2015.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. How people learn: brain, mind, experience, and school. Expanded E ed. Whashington, DC: National Academy Press, 2000.

NUNES, Renata Cristina. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 3, p. e1410313022, 2021.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 239–246, 2014.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 301–315, 2017.

PINE, B. Joseph; GILMORE, James H. The experience economy: work is theatre & every business a stage. Boston: Harvard Business Press, 1999.

RIBEIRO, Ícaro J. S. et al. Stress and quality of life among university students: a systematic literature review. Health Professions Education, Saudi Arabia, v. 4, n. 2, p. 70-77, 2018.

ROBERTS, Matthew et al. An innovative infrastructure curriculum for 21st century civil engineering. ASEE Annual Conference and Exposition, Conference Proceedings, 2007.

SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto. Stop-out and drop-out: the behavior of the first year with draw all of students of the Brazilian higher education receiving FIES funding. International Journal of Educational Development, United Kingdom, v. 77, n. April, p. 102-221, 2020.

SAHÃO, Fernanda Torres; KIENEN, Nádia. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, p. 1–13, 2021.

SANT’ANNA, Antônio Genilton; FRANÇA, Ângela. Aprendizagem nas práticas de uma equipe de competição de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 75–84, 2019.

SANTOS, Adelly Lorrane Marinho dos et al. Análise Comparativa de Metodologias de Adensamento Manual e por Vibroprensagem. Anais do 62° Congresso Brasileiro do Concreto - CBC 2020. Anais [...] Florianópolis: IBRACON, 2020

SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil - 2020. Censo da reciclagem no Brasil. 10. ed, v. 10, n. 32, p. 1–192, 2020.

SILVA, Alexsandra de Santana Soares; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1–10, 2020.

SIMPSON, Edward; BRADLEY, David; O’KEEFFE, Juliette. Failure is na option: na innovative engineering curriculum. International Journal of Building Pathology and Adaptation, v. 36, n. 3, p. 268-282, 2018.

SOARES, Leandro Rafael; FARIAS, Milene Cristine Moreira; FARIAS, Michelle Moreira. Ensino, Pesquisa E Extensão: Histórico, Abordagens, Conceitos E Considerações. Revista Em Extensão, Uberlândia v. 9, n. 1, p. 347–353, 2010.

TAKASE, Miyuki et al. Student’s perceptions of teaching factors that demotivate their learning in lectures and laboratory-based skills practice. International Journal of Nursing Sciences, v. 6, n. 4, p. 414–420, 2019.

VELOSO, Cláudia Margarete Lacerda; COUTO, Adriana do Carmo Silva Rocha; VALENTIM, Mayara de Carvalho. O nivelamento escolar como instrumento de redução da evasão no curso de engenharia civil de uma faculdade privada situada na região de Venda Nova. The Journal of Engineering and Exact Sciences– JCEC, v. 04, n. March 2017, p. 437-444, 2018.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Vasconcelos, G. T., & Póvoas, Y. V. (2023). Extensão Universitária com potencial de reduzir a evasão no curso de Engenharia Civil: : SlumPE. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 86–104. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p86-104