Projeto de Extensão articulado à ABP como estratégia transdisciplinar de ensino e aprendizagem de projeto em Design
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p32-49Palavras-chave:
Extensão universitária, Ensino-aprendizagem de projeto, Aprendizagem Baseada em Projetos, Design de interiores, Abordagem transdisciplinarResumo
O rápido desenvolvimento tecnológico e as novas formas de comunicação e construção do conhecimento refletem adaptações no ensino-aprendizagem de projeto no campo da Arquitetura e do Design, impondo a necessidade de se buscar alternativas que respondam aos desafios das abordagens nas diversas escalas do Design. Este artigo discute a aplicação de estratégias didáticas que articulam ações de extensão universitária com metodologias ativas a partir de experiências empíricas junto ao curso de Design de Interiores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), mediante a realização de projetos de reformas em moradias de famílias de alta vulnerabilidade social, por meio de parcerias entre a instituição e entidades sociais. Partindo da compreensão de que o tripé “ensino-pesquisa-extensão” é indissociável, as análises se fundamentam em abordagens teóricas da Educação, focadas em métodos ativos, autônomos e transdisciplinares. Vislumbra-se a efetivação de práticas transdisciplinares para a construção de currículos inovadores, pautados em uma educação humana e transformadora, que promovam a reflexão e alimentem o debate sobre o ensino e os percursos em Design.
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