Projeto de Extensão articulado à ABP como estratégia transdisciplinar de ensino e aprendizagem de projeto em Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p32-49

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ensino-aprendizagem de projeto, Aprendizagem Baseada em Projetos, Design de interiores, Abordagem transdisciplinar

Resumo

O rápido desenvolvimento tecnológico e as novas formas de comunicação e construção do conhecimento refletem adaptações no ensino-aprendizagem de projeto no campo da Arquitetura e do Design, impondo a necessidade de se buscar alternativas que respondam aos desafios das abordagens nas diversas escalas do Design. Este artigo discute a aplicação de estratégias didáticas que articulam ações de extensão universitária com metodologias ativas a partir de experiências empíricas junto ao curso de Design de Interiores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), mediante a realização de projetos de reformas em moradias de famílias de alta vulnerabilidade social, por meio de parcerias entre a instituição e entidades sociais. Partindo da compreensão de que o tripé “ensino-pesquisa-extensão” é indissociável, as análises se fundamentam em abordagens teóricas da Educação, focadas em métodos ativos, autônomos e transdisciplinares. Vislumbra-se a efetivação de práticas transdisciplinares para a construção de currículos inovadores, pautados em uma educação humana e transformadora, que promovam a reflexão e alimentem o debate sobre o ensino e os percursos em Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Vieira Sbruzzi, UNICAMP / IFSP

Arquiteta e urbanista; doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (UNICAMP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP). Pós- graduada em Formação Pedagógica (2016) e Ensino e Aprendizagem na EJA (2018) pelo Centro Paula Souza. Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na área de Arquitetura e Design de Interiores. 

Claudio Lima Ferreira, UNICAMP

Pedagogo, arquiteto e urbanista; docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (FEC/UNICAMP). Coordenador da Rede Design, Art, Space and Mind (DASMind, UNICAMP). Pós doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Doutorado em Artes na UNICAMP. Mestrado em Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas). Especialista em Educação no ensino superior pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Melissa Ramos da Silva Oliveira, UVV-Universidade Vila Velha

Arquiteta e urbanista. Mestre e doutora em Geografia pela UNICAMP. Especialista em Restauro Arquitetônico pela PUC-Campinas. Professora do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Cidade e do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Vila Velha. Líder do grupo de pesquisa Arquitetura, Cidade e Patrimônio e pesquisadora da rede DASMind.

Giorgia Yoshiko Rossignolo Suzumura Becker, IFSP/JCR

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Planejamento Urbano e Regional - Univap. Pesquisadora membro do LABDI - IFSP. Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na área de Projeto e Design de Interiores.

giorgia.suzumura@ifsp.edu.br 

Referências

BARBOSA, T. F. S, SBRUZZI, R.S.V; FERREIRA, C. L. Neuroeducação, emoção e sentimento no processo de ensino-aprendizagem de projeto em Arquitetura e Design de Interiores. In: LYRA, A.P.R, FERREIRA, C.L, PAGEL, E.C, MONTEIRO, E.Z., OLIVEIRA, M.R.S., ZUANON, R. (org.). Cidade e suas representações. V. 2. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020, p. 40-60. (Coleção Arquitetura e Cidade). ISBN 978-65-87594-40-8.

BRASIL. Resolução CNE/CES 7/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, p. 49 e 50.

DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

FERREIRA, Claudio Lima. O ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil: formando profissionais reflexivos, criativos e colaborativos. São Paulo: Ed. Novas Edições Acadêmicas. 2016. 184p. ISBN 978-3841718143.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2020. 284 p. (Coleção Docência em formação: ensino superior). ISBN 978-65-5555-016-0.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 5). ISBN 978-85-8299-031-5.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018. 112 p. ISBN 8524925515.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2021. 50 p. ISBN 978-972-40-8496-1.

SCHÖN, A. D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo. Porto Alegre: Artmed, 2007. ISBN 978-85-363-1012-1.

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. ISBN 8571083622.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 7 ed. Campinas: Papirus, 2020. P.11-35. ISBN 978-8530803704.

VEIGA, Ilma Passos da. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipadora? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100002. Acesso em: 19 maio 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Sbruzzi, R. V. ., Ferreira, C. L. ., Oliveira, M. R. da S. ., & Becker, G. Y. R. S. (2023). Projeto de Extensão articulado à ABP como estratégia transdisciplinar de ensino e aprendizagem de projeto em Design. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 32–49. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p32-49