EDUCAÇÃO ALIMENTAR EQUILIBRADA NOS ALUNOS DA 8ª CLASSE NO COMPLEXO ESCOLAR Nᵒ 61/CCM - 2 “KULOTA KWAMENE” EM MENONGUE - ANGOLA

Autores

  • Gaspar Muanda Quileba Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p213-233

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Conteúdo Alimentação Humana, Actividades de Educação Alimentar Equilibrada

Resumo

Este artigo teve como objectivo elaborar actividades relacionadas com a educação alimentar equilibrada nos alunos da 8ª classe, do Complexo Escolar Nᵒ61/CCM-2 “KulotaKwamene” em Menongue. Os fundamentos teóricos sustentam que existe uma grande necessidade em apostar fortemente na educação alimentar equilibrada, o que pode ser uma fonte de conhecimentos sobre esta temática, e estes quando bem aproveitados podem contribuir para melhorar a sustentabilidade dos alunos. Para tal, foi feita uma pesquisa do tipo descritiva aplicada alicerçada no enfoque qualitativo e quantitativo. O problema da investigação foi diagnosticado segundo a aplicação de um questionário que demonstrou insuficiências nos conhecimentos dos alunos associados à educação alimentar equilibrada, bem como também revelou que os professores não contam com as ferramentas metodológicas e teóricas para trabalhar os temas da disciplina de Biologia. Sendo assim, elaboraram-se actividades que visam melhorar a educação alimentar equilibrada dos alunos da 8ª classe no Complexo Escolar Nᵒ 61/ccm-2 “KulotaKwamene” em Menongue. Essas actividades propiciam que o sujeito seja activo na construção do seu conhecimento, para assim propiciar que este seja significativo, quer dizer, duradouro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências
ADDINE, F. Didática: Teoria e Prática. Havana: Pueblo y Educación. 2004.
ADDINE, F. A didática geral e seu ensino na educação superior. Apontes e impacto. Havana, Cuba: Pueblo y Educación. 2013.
ALVAREZ DE ZAYAS, C. Por uma escola de excelência. Havana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación. 1995.
ALVAREZ DE ZAYAS, C. Por uma escola de excelência. Havana, Cuba: Editorial Pueblo y Educação. 1999.
ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei de Bases do Sistema de Educação. Luanda, Angola. 2020.
ANGOLA. Manual da 8ª classe. Luanda. 2009.
CANASTRA, F., HAANSTRA, F., & VILANCULOS, M. Manual de Investigação Científica da Universidade Católica de Moçambique. Beira, Moçambique: Universidade Católica de Moçambique. 2015.
CASTELLANOS, D. et al. Aprender e ensinar na escola. Uma concepção desenvolvedora. Havana, Cuba: Pueblo y Educación. 2002.
CASTILLO, J. C., NASCIMENTO, R. M., & QUESADA, M. P. Projeto “com todos e para o bem de todos”. Uma manifestação de extensão universitária sustentável na Escola Superior Pedagógica do Bié. Revista Angolana de Extensão Universitária, v.1, p.36-45, 2005.
DANILOV, M., & SKATKIN, M. Didática da escola média. Havana, Cuba: Pueblo y Educación. 1978
FERNANDES, F. M. Alimentação e nutrição entre escolares: caso dos alunos de uma escola do município, Vitória. Monografia (Especialização em Nutrição Clínica) - Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Universidade Veiga de Almeida, Vitória. 2006.
FRANQUES, A.R.M. Saber, 2007. Disponível em: http://www.aprendaki.com.br – consultado em Maio 2024.
GALPERIN. Conferência ministrada no seminário internacional de psicologia, atualidade, aplicações e perspectivas da teoria histórico-cultural; Puebla, México. 1986
GERHARDIT, T.E. & SILVEIRA, D.T. Metodologia de Pesquisa, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/dowloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: Maio de 2024.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior (4ª ed.). São Paulo: Atlas. 2008
GOVEIA, E. Proposta do melhoramento do tema “ao alimentos e a manutenção da vida” do programa de Biologia da 8 ͣ classe da reforma educativa. 2019. Trabalho de fim de curso apresentado para a obtenção do título de Licenciatura em ciências da educação. Lubango: ISCED. 2019.
HILGARD, E. R.. Teorias da aprendizagem (13ª ed.). São Paulo: Herdes. 1996.
Hill, M. M., & Hill, A. A construção de um questionário (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. 2016.
INIDE/MED. Programas de Biologia 1º ciclo do ensino secundário 7ª, 8ª e 9ª classes (1ª ed.). Angola: Editora Moderna S.A. 2019.
KLINGBERG, L. Introdução à Didática Geral. Havana, Cuba: Pueblo y Educación. 1972.
LEBARERRE, G. Atividade e criatividade. Havana, Cuba: Editorial Pueblo y Educação. 1988.
LEBARERRE, G. Pedagogia. Havana, Cuba: Editorial Pueblo y Educação. 2001.
LIBÂNEO, J. C. Novas exigências educacionais e profissão docente (13ª ed.). São Paulo: Editora Cortez. 1994.
LOPEZ, J. A., HERNANDEZ, M., &TILLAN, S. O tema nutrição e alimentação na biografia médica cubana do período colonial, 2000. Disponível em: http://bvs.sld.cu/revistas/aci/vol14_5_06/aci12506.htm. Consultado em: Abril de 2024.
MARCONI, M. D., & LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: ATLAS. 2003.
Miranda & Echevarría. Aplicação da Didática no Ensino Superior. Luanda: Mayamba Editora, Lda. 2017
MONTEIRO, P. H. N., & COSTA, R. B. L. Alimentação Saudável e Escolas: possibilidades e incoerências. Qualidade de vida - Boletim do Instituto de Saúde, 22(32), 2004. Disponível em: http://www.isaude.sp.gov.br. Consultado em: Abril de 2024.
PRODANOV, C. C., & FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho científico (2ª ed.). Universidade Feevale-Brasil, 2013. Disponível em: https://books.google.com. Acesso em: Abril de 2024.
RICO, P. Algumas características da atividade de aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos. In G. GARCÍA (Comp.), Compêndio de Pedagogia. Havana, Cuba: Pueblo y Educação. p. 61-68, 2002.
RICO, P. Processo de ensino-aprendizagem desenvolvedor na escola primária. Teoria e prática. Havana, Cuba: Pueblo y Educação. 2013.
RICO, P. et al. Rumo ao Aperfeiçoamento da Escola Primária. Havana, Cuba: Pueblo y Educação. 2006.
SANTOS, L. A. S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, 18(5). 2005.
SOUSA, L. M. M. C. et al. Ensino das ciências e práticas em laboratório: uma experiência com alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, 2014. Disponível em: https://redalyc.org/pdf. Acesso em: Maio de 2024.
VYGOTSKY, L. Obras escolhidas. Espanha: Aprendizagem Visor. 1987.
ZANCUL, M. de S. Consumo alimentar de alunos nas escolas de ensino fundamental em Ribeirão Preto. 2004. Dissertação (Mestrado). Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2004.
ZILBERSTEIN, J., & SILVESTRE, M. Como fazer mais eficiente a aprendizagem? México: Editora CEID. 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Quileba, G. M. . (2024). EDUCAÇÃO ALIMENTAR EQUILIBRADA NOS ALUNOS DA 8ª CLASSE NO COMPLEXO ESCOLAR Nᵒ 61/CCM - 2 “KULOTA KWAMENE” EM MENONGUE - ANGOLA. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 213–233. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p213-233