v. 8 n. 17 (2024): Dossiê Práticas, Pesquisas e Extensão: O Mundo Que Queremos - Eu, Você, Nós!

					Visualizar v. 8 n. 17 (2024): Dossiê Práticas, Pesquisas e Extensão: O Mundo Que Queremos - Eu, Você, Nós!

A Pró-Reitoria de extensão da PUC Minas em parceria com a Federação Brasileira de Psicodrama convocou contribuições acadêmicas relacionadas ao tema "Que mundo queremos? Eu, você, nós!”. A obra apresentará também  artigos do curso de Medicina, artigos de temáticas livre e entrevistas, buscando reunir textos que se debruçassem sobre o fazer extensionista, articulado-o ao ensino e à pesquisa em extensão, estendendo o convite às demais Instituições de Ensino Superior que desejassem participar desta troca profícua.

Publicado: 2024-12-19

Edição completa

Expediente

Artigos Dossiê

  • A EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: um estudo de caso do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia Mário Robertson Syllos Filho”, campus de Mococa/SP

    Ana Paula Bagaiolo Moraes Barbosa, Mirina Luiza Myczkowski Gomes, Paulo de Tarso Oliveira
    13-37
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p13-37
  • JARDINAR A CIDADE: a importância da extensão universitária na transformação e criação da paisagem

    Alice Garcia Vasconcelos Castro, Júnia Maria da Fonseca Penna
    38-52
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p38-52
  • TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE: relato de uma experiência com sociodrama

    Gabriela Pereira Vidal
    53-62
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p53-62
  • SE TEM PLACA, TEM HIST´ÓRIA: um relato de experiência vivida no 24º Congresso Brasileiro de Psicodrama e Sociodrama

    Mayara Pompeo dos Santos, Alessandra Mattar Salles, Fernanda Fiorenza Moreno Bigheti, Gabriela Conde Della Togna, Isabela Vieira de  Almeida
    63-75
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p63-75
  • MARISCAGEM, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ACADEMIA-MANGUE: experimentações cosmopolíticas de um mundo a compartilhar

    Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Lívia de Rezende Cardoso, Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto
    76-97
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p76-97
  • CONTRIBUIÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS DA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO "A CRIANÇA ENTRE NÓS": produção audiovisual na extensão universitária

    Sara Evelyn Mota da Silva, Ronaldo Gomes-Souza, Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira
    98-109
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p98-109
  • O BRASIL QUE QUEREMOS: perspectivas do grupo de estudos de psicodrama e relações étnico-raciais

    Maria Célia Malaquias, Edleusa Nery Garrido, Daniel Russel Oliveira, Juliana dos Santos Soares, Daniela Aparecida Cardoso da Silva
    110-119
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p110-119
  • PSICODRAMA E DIVERSIDADE: o mundo que queremos e fazemos

    Mariana Leão Côrtes Berquó, Maria da Penha Nery, Pettra Roque Araújo da Silva
    120-129
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p120-129
  • RELATO DE UMA PSICODRAMATISTA PRETA E OS COMPROMISSOS DO PSICODRAMA BRASILEIRO NO SÉCULO XXI

    Giceli Carvalho Batista Formiga
    130-144
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p130-144
  • LUTAS MICROPOLÍTICAS CONTRA AS CONSERVAS COLONIAIS DO PATRIARCADO: psicodrama e liberdade

    Ludimila Grasiele de Oliveira, Érico Douglas Vieira
    145-162
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p145-162
  • PUC MINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS: estudo do lugar como ferramenta de construção de identidade e pertencimento - ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão universitária

    Fabiano Costa Teixeira, Teresa Cristina Alvisi
    163-179
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p163-179
  • QUE TIPO DE SUPERVISÃO EM CLÍNICA HUMANISTA – PSICODRAMÁTICA QUEREMOS? EU, VOCÊ, NÓS!

    Lucio Guilherme Ferracini; Amanda Oliveira Silva , Nayara da Paz Santos , Lucia Ellen dos Santos de Almeida
    180-190
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p180-190
  • REFLEXÕES SOBRE ATHIS E UM SISTEMA ÚNICO DE HABITAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO EM ATHIS EM SÃO JOÃO DEL-REI / MG

    Marcella Franco de Andrade, Lívia Ribeiro Abreu Muchinelli, João Fernando Pires Meyer
    191-214
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p191-214
  • EDUCAÇÃO ALIMENTAR EQUILIBRADA NOS ALUNOS DA 8ª CLASSE NO COMPLEXO ESCOLAR Nᵒ 61/CCM - 2 “KULOTA KWAMENE” EM MENONGUE - ANGOLA

    Gaspar Muanda Quileba
    215-237
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p215-237
  • RAÍZES E ANCESTRALIDADE: um processo grupal sociodramático como enfrentamento do racismo na escola

    Stephany Matias de Oliveira Crisostono, Daniela de Figueiredo Ribeiro
    238-256
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p238-256
  • TORNAR-SE UMA PSICODRAMATISTA NEGRA: por uma formação e direção reflexiva, antirracista e corporificada

    Áquila Bruno Miranda, Luiz Felipe Viana Cardoso
    257-265
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p257-265

Artigos Temática Livre

  • CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo a partir do entendimento de professores

    Seris de Oliveira Matos Pegoraro, Maria Cristina Pansera de Araújo, Cátia Maria Nehring, Fernando Jaime González
    266-283
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p266-283
  • AÇÕES EXTENSIONISTAS DO IME: principais frentes de atuação e contribuições para uma educação de qualidade

    Giselle Moraes Resende Pereira, Érika Maria Chioca Lopes
    284-302
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p284-302
  • O SANDA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO SOCIAL DE MENORES INFRATORES

    Rafael Germin Vidal, Antônio Charles Santiago Almeida
    303-312
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p303-312
  • O XADREZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: um relato de experiência

    Danilo Elias Oliveira, Caroline Fernandes Morotti, Márcia Regina Melo, Alexandre Luiz Gonçalves, Lucélia Cristina Elias, Giselle Moraes Resende Pereira
    313-324
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p313-324
  • HOSPITALIDADE E ANÁLISE DOS SENTIMENTOS EM EVENTOS HÍBRIDOS E EM PLATAFORMAS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

    Elizabeth Kyoko Wada, Paulo Sergio Gonçalves Oliveira, Anderson Soares Lopes
    325-343
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p325-343
  • MELHORA DA FUNCIONALIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS:

    Lia Hausen, Luciano de Oliveira Siqueira
    344-356
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p344-356
  • DA DOR AO APRENDIZADO, DO MEDO A RECONSTRUÇÃO DO ETHOS: métodos e técnicas de cuidados humanescentes

    Leonardo Magela Lopes Matoso
    357-369
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p357-369
  • MODELO LÓGICO PARA AVALIAR ENSINO-SERVIÇO

    Flávia Christiane de Azevedo Machado, Débora Goldbarg, Maria Letice Bezerra de Lima
    370-393
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p370-393
  • EXPERIÊNCIAS EXTENSIVAS – resultados do projeto biogás utilizando resíduos orgânicos em colégio estadual

    Diego Moraes Flores, Ricardo Morel Hartmann, Andreia Cristina Furtado
    394-421
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p394-421
  • NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DE INICIAÇÃO AO FUTEBOL DE UMA TURMA DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUC MINAS

    Rafael Dogliani Modesto , Mateus Gomes Guarnieri de Araújo , Fernando Bevilaqua Fernandes Hosken , Davi Siqueira Rodrigues, Cleiton Pereira Reis, Mauro Vinícius de Sá
    422-436
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p422-436
  • DA MONOCULTURA À PLURICULTURA DO CONHECIMENTO: ciência, saberes tradicionais e práticas integrativas e complementares na extensão universitária em saúde

    Maria Beatriz Barreto do Carmo, Victória Henry Pereira, Bianca Rückert
    437-459
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p437-459
  • INTERDISCIPLINARIEDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NA INTERVENÇÃO PRECOCE: repercussões de um curso de extensão

    Gabriela Nascimento, Ana Cláudia Fernandes, Rita Montilha
    460-483
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p460-483
  • COSTURANDO BEM-ESTAR: a aplicação de oficina terapêutica no contexto das práticas de extensão

    Amanda de Oliveira Reis, Carla de Cássia Soares Silva de Oliveira, Miriã Félix Santos Silva, Nathiele Alves de Almeida, Juliana Mara Felisberto
    484-498
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p484-498
  • APRIMORAMENTO DA ATENÇÃO A IDOSOS: utilização do IVCF-20 para estratificação e desenvolvimento de fluxo na UBS Palmeiras, Ibirité

    Lívia Hastenreiter e Melo Batalha, Luísa Ferraz Borba Torres, Ana Beatriz de Pinho Barroso, Flaviane Araújo Pinheiro Gonçalves
    499-506
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p499-506
  • DESVENDANDO O GLAUCOMA: compreendendo a doença através da experiência interativa

    Júlia Pinheiro Amantéa Vilela, Lívia Hastenreiter e Melo Batalha, Camila de Oliveira Ribeiro, Emílio Rintaro Suzuki Júnior
    507-516
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p507-516
  • CAPACITAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS EM NEUROLOGIA PARA QUILOMBOLAS: a experiência de uma estação multidisciplina para lideranças negras

    Jacqueline do Carmo Reis, Jean Carlos Gomes dos Santos, Alice Furquim Werneck Moreira, Clarissa Ferreira de Moraes, Lídia Di Bella Castro Rabelo
    517-524
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p517-524
  • ESTUDO DA LINHA DE CUIDADO INTEGRAL PARA PACIENTES DIABÉTICOS NO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ-MG

    Lívia Hastenreiter e Melo Batalha, Fernanda de Andrade Dias, Luísa Ferraz Borba Torres, Nayara Cristina Mendonça, Ana Beatriz de Pinho Barroso
    525-549
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p525-549
  • A CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO MANEJO CLÍNICO NO INTERNATO EM SAÚDE MENTAL DO CURSO DE MEDICINA DA PUC MINAS-CAMPUS BETIM

    Cláudia Maria Generoso, Renato Diniz Silveira
    550-567
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p550-567
  • EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS: reflexões críticas

    Amilson Carlos Zanetti
    568-577
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p568-577
  • ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE: a interdisciplinaridade no Projeto PET Amamenta Alimenta Betim

    Daiana Elias Rodrigues, Luisa Carolina Ferreira da Silva, Thays Fernandes Guimarães, Fabricia Soares Freire Pugedo, Wilma Dantas Pereiras, Ingrid Werneck Linhares
    578-588
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p578-588
  • GESTAÇÃO SAUDÁVEL: o conhecimento da linha de cuidados do pré-natal pelas gestantes da unidade básica de saúde professor Lucas Machado- Washington Pires, Ibirité-MG

    Fernanda de Andrade Dias, Ana Beatriz de Pinho Barroso, Nayara Cristina Mendonça
    589-606
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p589-606
  • PEDALANDO COM A PUC: os bastidores da atuação dos extensionistas com pessoas idosas institucionalizadas na Década do Envelhecimento Saudável

    Augusto Cézar Prado Coelho, Felipe Campello Penna, Júlia Moutinho Fernandes, Layse Maia da Silva, Natália Guimarães Costa, Nathalia Guimarães Fernandes, Natália de Cássia Horta, Tatiana Teixeira Barral de Lacerda
    607-623
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p607-623
  • A PERSPECTIVA DAS POPULAÇÕES TRANSEXUAL E TRAVESTI COMO USUÁRIOS E USUÁRIAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE BETIM, MINAS GERAIS

    Rafaela Rodrigues de Souza, Júlia Berlim de Abreu, Laura Alves de Sousa Solé, Patrícia Eloiza dos Santos Pinto, Eduardo Siqueira Fernandes
    624-638
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p624-638
  • SAÚDE EM BELISÁRIO: uma experiência transformadora de extensão e inserção comunitária

    Jacqueline do Carmo Reis, Adriana Diniz de Deus, Isabela Rodrigues dos Anjos Silva, Aline de Oliveira Silva, Thaís Emily Arcanjo Oliveira, Anna Luiza Ribeiro Flores
    639-650
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p639-650
  • VIVÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO “PEDALANDO COM A PUC” PARA ESTUDANTES DA SAÚDE: um relato de experiência

    Amanda Gonçalves de Souza, Letícia Maria da Costa Salla, Letícia Moreira Coelho, Thais de Alcantra Batista, Tatiana Teixeira Barral de Lacerda, Natalia de Cássia Horta
    651-659
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p651-659
  • A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA COMO EXTENSIONISTAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE TERCIÁRIO: um relato de experiência sobre o "projeto backaus: acadêmicos em campo"

    Eduardo Frois Temponi, Danyelle Maria Silva, Mariana Ribeiro Silva , Soleane Franciele da Silva
    660-667
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p660-667
  • ABSCESSO PULMONAR VERSUS NEOPLASIA DE PULMÃO: relato de caso

    Eduardo Frois Temponi, Luma Soares Marques, Paula Luiza Souza Salgado, Sarah Tagore Mendoza Assumpção e Silva
    668-674
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p668-674
  • ESPAÇADOR ESTÁTICO REFORÇADO PARA INFECÇÃO ARTICULAR PERIPROTÉTICA DO JOELHO: técnica cirúrgica e revisão da literatura

    Eduardo Frois Temponi, Felipe Santiago de Almeida, Ricardo Leão Carmo, Vitor Rodrigues Miranda, Lúcio Honório de Carvalho Júnior
    675-687
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p675-687
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA UBS MARILÂNDIA EM IBIRITÉ-MG: implementação de um programa de educação permanente

    Joyce Oliveira Cremasco, Nayara Cristina Mendonça, Fernanda de Andrade Dias, Ana Beatriz de Pinho Barroso
    688-712
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p688-712

Relatos de Experiência

  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TV CAATINGA: agenda setting na formulação de políticas públicas na área de cultura

    Jáder Barrozo de Carvalho, Wanderson da Silva Paes, Juciane de Jesus Aleixo, Willames Franklin Rodrigues Coelho, Marcelo Henrique Pereira dos Santos
    713-732
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p713-732
  • O PAPEL DO DISCENTE DE ODONTOLOGIA NO DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS: um relato de experiência

    João Victor Atayde de Santana, Sheezara Saraiva de Alencar Lima, Cristiany Sá Trapiá, Paulo Eduardo Falcão de Assis Alves, Valéria Souza Freitas, Ângela Guimarães Martins, Joana Dourado Martins Cerqueira, Benedita Lúcia Barbosa Quintella
    733-742
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p733-742
  • SIMULADO DE INCIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS (IMV): integração ensino e serviço

    João Guilherme de Moura Oliveira, Mariana Alves Lima, Lívia Ribeiro Pereira, Camila de Aguiar Lima Fernandes, Breno de Almeida Moura, Luciana Márcia Felisberto, Kenya Beverly Vidal, Júlio César Batist Santana
    743-754
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p743-754

Entrevista

  • ENTREVISTA DA PROFª. DRA. LAURA SCHEIBER- PORTUGUÊS

    Robson Figueiredo Brito
    755-761
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p755-761
  • INTERVIEW WITH PROF. DR. LAURA SCHEIBER

    Robson Figueiredo Brito
    762-767
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p762-767
  • ENTREVISTA DOSSIÊ DE PSICODRAMA- LÚCIO GUILHERME FERRACINI

    Lucimar Magalhães de Albuquerque
    768-770
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p768-770

Conferência

  • IMAGINAIRE, SUBJECTIVITÉ ET EXPÉRIENCE RELIGIEUSE

    Houefa Carine Chanceline Sobako , Ana Cláudia e Silva Xavier, Thácio Ferreira dos Santos
    771-779
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p771-779
  • IMAGINÁRIO, SUBJETIVIDADE E EXPERIÊNCIA RELIGIOSA

    Houefa Carine Chanceline Sobako , Ana Cláudia e Silva Xavier, Thácio Ferreira dos Santos
    780-788
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p780-788