O O DIÁRIO DE CAMPO PARA ANÁLISES DE UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA PSICOLOGIA LÚDICA
Palavras-chave:
brinquedoteca, extensão universitária, teoria histórico-cultural, psicologia do jogo, diário de campoResumo
O texto descreve a utilização do diário de campo, ou diário de estudo, como instrumento de análise sobre um programa de extensão universitária, o Paludicon. Este programa foi desenvolvido sob a égide da teoria histórico-cultural, segundo a qual o brincar é um processo potencializador do desenvolvimento humano. A perspectiva de Elkonin é uma das principais referências. Todas as propostas retratadas se referem a atividades realizadas com crianças no âmbito de uma brinquedoteca universitária. A partir dos diários são descritos dois casos, cada um representando uma área de atuação. A primeira criança pertence a uma instituição de acolhimento; a outra retrata as propostas do Paludicon para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades realizadas com as duas crianças valorizam suas potencialidades ao mesmo tempo em que buscam ressignificar seu ser-no-mundo. Conclui-se que a universidade deve reconhecer e valorizar atividades como as realizadas pelo Paludicon, não apenas para a formação dos universitários, mas também pela relevância que esse programa de extensão tem na construção da cidadania, desde a infância.
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Referências
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