O O DIÁRIO DE CAMPO PARA ANÁLISES DE UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA PSICOLOGIA LÚDICA

Autores

  • Alessandra Pimentel UFSJ
  • Sra.
  • Sra.

Palavras-chave:

brinquedoteca, extensão universitária, teoria histórico-cultural, psicologia do jogo, diário de campo

Resumo

O texto descreve a utilização do diário de campo, ou diário de estudo, como instrumento de análise sobre um programa de extensão universitária, o Paludicon. Este programa foi desenvolvido sob a égide da teoria histórico-cultural, segundo a qual o brincar é um processo potencializador do desenvolvimento humano. A perspectiva de Elkonin é uma das principais referências. Todas as propostas retratadas se referem a atividades realizadas com crianças no âmbito de uma brinquedoteca universitária. A partir dos diários são descritos dois casos, cada um representando uma área de atuação. A primeira criança pertence a uma instituição de acolhimento; a outra retrata as propostas do Paludicon para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades realizadas com as duas crianças valorizam suas potencialidades ao mesmo tempo em que buscam ressignificar seu ser-no-mundo. Conclui-se que a universidade deve reconhecer e valorizar atividades como as realizadas pelo Paludicon, não apenas para a formação dos universitários, mas também pela relevância que esse programa de extensão tem na construção da cidadania, desde a infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FARENZENA, Rosana Coronetti et al. Brinquedoteca universitária: cotidianos lúdicos do território acadêmico ao comunitário. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 66-79, 2018.

MARTINS, João Batista; PIMENTEL, Alessandra; MAINARDES, Jefferson; CAMARGO, Janira Siqueira. Na Perspectiva de Vygotsky. 1. ed. São Paulo/Londrina (PR): Quebra Nozes/CEFIL, 1999.

MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz. Entrevista com docentes/técnicos da Brinquedoteca UFSJ. [Entrevista concedida a Alessandra Pimentel e Lídia Quites]. On-line. 25 jun. 2021, 1’32”.

OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves et all. Culturas lúdicas na infância: as potencialidades de uma brinquedoteca universitária. Revista UFG, v. 17, n. 21, 2017.

PIMENTEL, Alessandra. A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural. Psicologia da Educação, v. 26, p. 109-133, 2008.

______. Contribuições da atividade extensionista em brinquedoteca para a formação universitária. In: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida; Luana Caetano de Medeiros Lima; Charlline Vládia Silva de Melo. (Org.). Lúdico, um ato de brincar e de vida. Fortaleza, CE: Instituto Nexos, 2023, v. 1, p. 1-433.

______. A ludicidade e o desenvolvimento profissional: o papel da ação extensionista na formação universitária. Anais do Simpósio em Psicologia, Redes e Educação, 2025, Belo Horizonte: LIEPPE-MG, 2025. v. 1. p. 1-473.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Pimentel, A., Carvalho, M. E., & Barros, K. (2025). O O DIÁRIO DE CAMPO PARA ANÁLISES DE UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA PSICOLOGIA LÚDICA. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(18). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/36078