Relato de experiência extensionista
programa ginástica para todos da UFTM
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2026v10p36082Palavras-chave:
Ginástica artística, Ginástica Rítmica, Extensão universitária, Monitoria, Aprendizado baseado na experiênciaResumo
O Programa de Extensão “Ginástica para Todos” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro tem o intuito de complementar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo na formação e capacitação dos discentes do curso de Educação Física. O programa que se iniciou em 2017, abrangeu diversas modalidades, promoveu eventos e se consolidou como um recurso fundamental para os discentes alinharem teoria e prática, adquirirem conhecimento, aumentarem o leque de possibilidades de atuação, realizarem pesquisas, além de proporcionar inúmeros benefícios aos usuários do programa.
Palavras-chave: Ginástica artística; Ginástica rítmica; Extensão universitária; Monitoria; Aprendizado baseado na experiência.
Downloads
Referências
BROCHADO, F.A.; BROCHADO, M.M.V. Fundamentos de ginástica artística e de trampolins. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
CESÁRIO, M.; PEREIRA, A.M. A ginástica no ensino superior: (Re)definindo seus contextos de formação e de atuação profissional. Anais 4° CONPEF. Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - Londrina/PR 2009.
CORRÊA, K.K.S.; PAPINI, C.B. Relato de Experiência do Projeto Ginasticando. Anais do IX JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2023.
HEGER, L.; RAMOS, G. S. A.; PAPINI, C. B. Programa de extensão Ginástica para Todos: a importância na formação acadêmica através do discurso de ex-estagiários. Anais do V JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2019.
JUSTINO, M.L.P.; PAPINI, C.B. Programa Ginástica Para Todos: a contribuição do projeto Ginasticando para a formação profissional em educação física. Anais do IX JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2023.
NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V.L. A Ginástica artística no Brasil: reflexões sobre a formação profissional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, 2003.AÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). (2015). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.undp.org/pt/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel.
PAPINI, C.B. et al. Projeto de Extensão Ginástica para Todos da UFTM: um relato de experiência. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. Campinas/SP, 2018.
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus: 2012. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf. Acesso em 03 de abril de 2025.
RAMOS, G.S.A.; HEGER, L.; PAPINI, C. B. Programa de extensão Ginástica para Todos: a visão dos participantes do projeto Ginasticando. Anais do V JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2019.
RIBELA, R.C.C. et. al. Programa Ginástica para Todos. Anais do X JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2024.
ROCHA, Y.Y.F.; PAPINI, C.B.; MAGNO, F.A.L., Relato de experiência na atividade de monitoria na disciplina de fundamentos da ginástica III. Anais do IV JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2018.
SILVA, A.S.L. et al. Contribuição do Projeto de Extensão "Ginástica para Todos" na formação dos discentes do curso de Educação Física. Anais do IV JIEPE. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Português
English
Español