ESPIRITUALIDADE E PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM-SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2025v9n18p91-106Palavras-chave:
Extensão Universitária, Espiritualidade, Projeto de vidaResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender de que modo a dimensão espiritual pode constituir-se como caminho pedagógico de autoconhecimento no ensino superior, articulada à metodologia da Aprendizagem-Serviço (ApS). Parte-se da compreensão de espiritualidade como uma dimensão subjetiva, ética e existencial, capaz de potencializar processos educativos mais integrais e significativos. A discussão se ancora nos fundamentos da extensão universitária, na Dimensão Espiritual da ApS — conforme proposta pela CLAYSS —, e nos aportes da fenomenologia geracional. A CLAYSS (2022) sustenta que a ApS, ao integrar serviço solidário e aprendizagem acadêmica, amplia a formação de sujeitos críticos, comprometidos com a transformação social e com o desenvolvimento de competências humanas. Nesse sentido, argumenta-se que práticas formativas que mobilizam a espiritualidade, associadas à ApS, favorecem o desenvolvimento do autoconhecimento, do sentido de vida e da responsabilidade social, qualificando a formação universitária. A análise aponta que essa integração fortalece projetos de vida mais conscientes, ancorados em processos de reflexão pessoal e compromisso coletivo, reafirmando a necessidade de uma educação superior centrada na integralidade dos sujeitos.
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