ESPIRITUALIDADE E PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM-SERVIÇO

Autores

  • Rafaela Bez PUCPR
  • Rodrigo de Andrade
  • Juliana Teodoro
  • Brenda Gross

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2025v9n18p91-106

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Espiritualidade, Projeto de vida

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender de que modo a dimensão espiritual pode constituir-se como caminho pedagógico de autoconhecimento no ensino superior, articulada à metodologia da Aprendizagem-Serviço (ApS). Parte-se da compreensão de espiritualidade como uma dimensão subjetiva, ética e existencial, capaz de potencializar processos educativos mais integrais e significativos. A discussão se ancora nos fundamentos da extensão universitária, na Dimensão Espiritual da ApS — conforme proposta pela CLAYSS —, e nos aportes da fenomenologia geracional. A CLAYSS (2022) sustenta que a ApS, ao integrar serviço solidário e aprendizagem acadêmica, amplia a formação de sujeitos críticos, comprometidos com a transformação social e com o desenvolvimento de competências humanas. Nesse sentido, argumenta-se que práticas formativas que mobilizam a espiritualidade, associadas à ApS, favorecem o desenvolvimento do autoconhecimento, do sentido de vida e da responsabilidade social, qualificando a formação universitária. A análise aponta que essa integração fortalece projetos de vida mais conscientes, ancorados em processos de reflexão pessoal e compromisso coletivo, reafirmando a necessidade de uma educação superior centrada na integralidade dos sujeitos. 

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Bez, R., de Andrade, R., Teodoro, J., & Gross, B. (2025). ESPIRITUALIDADE E PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM-SERVIÇO . Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(18), 91–106. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2025v9n18p91-106