LEITURAS DE/PARA UM MUNDO SENSÍVEL:

a extensão na dimensão formativa da internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2025v9n19p182-201

Palavras-chave:

extensão universitária, internacionalização, dialogicidade, interculturalidade, transformação social

Resumo

O artigo discute a internacionalização da extensão universitária no Brasil, destacando seu papel formativo e dialógico na interação entre academia e sociedade. Apresenta a evolução histórica da extensão até a inserção da dimensão internacional nas políticas acadêmicas contemporâneas. A extensão é caracterizada como um conceito-lente, sensível e em rede, que promove a coprodução epistemológica entre universidade e comunidades, valorizando saberes locais e múltiplos contextos culturais. Destaca-se a importância da dialogicidade na(s) leitura(s) de mundo que orienta(m) a extensão, presente no pensamento de Paulo Freire, e seu compromisso com a transformação social e a formação integral do estudante. A internacionalização da extensão amplia essa dimensão, favorecendo diálogos interculturais, respeitando as diversidades e promovendo a solidariedade global, na contramão da homogeneização cultural. O presente artigo enfatiza que a extensão, ao integrar ensino, pesquisa e compromisso social, fortalece a universidade como espaço de aprendizagem mútua, ética e transformação social. Por fim, destaca-se a Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU) como marco desse processo, vinculando extensão e internacionalização na construção de uma universidade mais inclusiva, sensível e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Ciências pela UNICAMP, com estágio p´ós-doutoral em Educação pela UNISO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM) e professor convidado do Doctorado en Ciencias de la Educación e do Doctorado en Pedagogía y Didáctica, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC, Tunja). Foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento da Extensão Universitária (2017/2018); Pró-Reitor de Extensão Universitária (2018/2019); e, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Substituto (2019/2023) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Daniel Higa Souza Brito, Universidade de Uberaba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-graduado em Direito da Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui MBA em Gestão de Recursos Humanos e bacharelado em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), onde atua como gestor acadêmico. É responsável pela Coordenação dos Projetos de Extensão Curricularizados e pelo Núcleo de Inovação e Qualidade Acadêmica da instituição, conduzindo ações voltadas à melhoria do desempenho estudantil, à avaliação institucional e à inovação pedagógica.

Marília Beatriz Leal Salvador Conti Higa, NOVA School of Law

Doutoranda na NOVA School of Law e foi bolseira da Fundação para Ciência e Tecnologia. Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba e especialista em Direito da Administração Pública pela UFU, foi gestora dos projetos “Intra-Africa PaxLusófona” e “CALESA”. 

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Portugal) - bolsa PDSE (Capes). Atualmente realiza estágio pós-doutoral (bolsa Capes) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM); e, é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Referências

ABBA, Maria Julieta; STRECK, Danilo R. A Reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina. Revista História da Educação, [S. l.], v. 25, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/102256. Acesso em: 24 fev. 2024.

ARONI, Allan. 50 anos da Reforma Universitária de 1968: a reforma que não acabou. Revista Brasileira de História da Educação, v. 17, p. 235-259, 2017.

BATISTA, Zenilde Nunes; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A gênese da Extensão Universitária brasileira no contexto de formação do Ensino Superior. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 13, p. 916-930, 2018.

BEMVENUTI, Vera Lúcia Schneider. Da Intenção ao Gesto: a Extensão Universitária como Prática Acadêmica na Perspectiva da Construção do Conhecimento Novo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2002.

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. Revista Triângulo, v. 12, n. 1, p. 119-126, 2019.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade temporã - da colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 2007.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020.

GOMEZ, Simone da Rosa Messina; CORTE, Marilene Gabriel Dalla; ROSSO, Gabriela Paim. A Reforma de Córdoba e a educação superior: institucionalização da extensão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, 2019.

JIMENEZ, Michele de Oliveira; ANDRADE, Gislaine Buraki de; LEITZKE, Milene Rocha Lourenço; STOECKL, Bianca Petermann; SOSSMEIER, Kelly Daiane. A extensão e a universidade brasileira: do estatuto das universidades até a curricularização da extensão. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 33, n. 66, 2023.

MITCHELL, Melanie. Complexity: a guided tour. New York: Oxford University Press, 2009.

MONTUORI, Alfonso (org.). Edgar Morin’s path of complexity. Cresskill, NJ: Hampton Press, 2008.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 16. ed. rev. mod. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2014.

MORIN, Edgar. O Método III: O conhecimento do conhecimento. Portugal: Publicações Europa-América, 1986.

MOTOYAMA, Shozo; SOUZA, Raquel; ROCHA, Rodolpho Rabello; SANTOS, William Gama dos. História da Universidade de São Paulo - Apontamentos Historiográficos. Revista de Cultura e Extensão, v. 5, p. 09-17, 2011.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov., 2013.

SILVA FILHO, Penildon. A Extensão Universitárias na Universidade de Anísio e Darcy. Bnews, 2022. Disponível em: https://www.bnews.com.br/noticias/artigo/extensao-universitarias-na-universidade-de-anisio-e-darcy.html. Acesso em: 24 fev. 2024.

SILVA, Wagner Pires da. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, 2020.

SOUZA, Stefani; CORRÊA, Cláudia Prim; LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. A internacionalização da extensão e os discursos institucionais de universidades públicas de Santa Catarina. Caderno de Administração, v. 32, n. 1, p. 178-197, 3 jul., 2024.

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Corrêa, T. H. B., Brito, D. H. S., Higa, M. B. L. S. C., & Domingues, I. M. C. S. (2026). LEITURAS DE/PARA UM MUNDO SENSÍVEL:: a extensão na dimensão formativa da internacionalização. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(19), 182–201. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2025v9n19p182-201