LEITURAS DE/PARA UM MUNDO SENSÍVEL:
a extensão na dimensão formativa da internacionalização
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2025v9n19p182-201Palavras-chave:
extensão universitária, internacionalização, dialogicidade, interculturalidade, transformação socialResumo
O artigo discute a internacionalização da extensão universitária no Brasil, destacando seu papel formativo e dialógico na interação entre academia e sociedade. Apresenta a evolução histórica da extensão até a inserção da dimensão internacional nas políticas acadêmicas contemporâneas. A extensão é caracterizada como um conceito-lente, sensível e em rede, que promove a coprodução epistemológica entre universidade e comunidades, valorizando saberes locais e múltiplos contextos culturais. Destaca-se a importância da dialogicidade na(s) leitura(s) de mundo que orienta(m) a extensão, presente no pensamento de Paulo Freire, e seu compromisso com a transformação social e a formação integral do estudante. A internacionalização da extensão amplia essa dimensão, favorecendo diálogos interculturais, respeitando as diversidades e promovendo a solidariedade global, na contramão da homogeneização cultural. O presente artigo enfatiza que a extensão, ao integrar ensino, pesquisa e compromisso social, fortalece a universidade como espaço de aprendizagem mútua, ética e transformação social. Por fim, destaca-se a Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU) como marco desse processo, vinculando extensão e internacionalização na construção de uma universidade mais inclusiva, sensível e reflexiva.
Downloads
Referências
ABBA, Maria Julieta; STRECK, Danilo R. A Reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina. Revista História da Educação, [S. l.], v. 25, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/102256. Acesso em: 24 fev. 2024.
ARONI, Allan. 50 anos da Reforma Universitária de 1968: a reforma que não acabou. Revista Brasileira de História da Educação, v. 17, p. 235-259, 2017.
BATISTA, Zenilde Nunes; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A gênese da Extensão Universitária brasileira no contexto de formação do Ensino Superior. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 13, p. 916-930, 2018.
BEMVENUTI, Vera Lúcia Schneider. Da Intenção ao Gesto: a Extensão Universitária como Prática Acadêmica na Perspectiva da Construção do Conhecimento Novo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2002.
CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. Revista Triângulo, v. 12, n. 1, p. 119-126, 2019.
CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade temporã - da colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 2007.
DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020.
GOMEZ, Simone da Rosa Messina; CORTE, Marilene Gabriel Dalla; ROSSO, Gabriela Paim. A Reforma de Córdoba e a educação superior: institucionalização da extensão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, 2019.
JIMENEZ, Michele de Oliveira; ANDRADE, Gislaine Buraki de; LEITZKE, Milene Rocha Lourenço; STOECKL, Bianca Petermann; SOSSMEIER, Kelly Daiane. A extensão e a universidade brasileira: do estatuto das universidades até a curricularização da extensão. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 33, n. 66, 2023.
MITCHELL, Melanie. Complexity: a guided tour. New York: Oxford University Press, 2009.
MONTUORI, Alfonso (org.). Edgar Morin’s path of complexity. Cresskill, NJ: Hampton Press, 2008.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 16. ed. rev. mod. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2014.
MORIN, Edgar. O Método III: O conhecimento do conhecimento. Portugal: Publicações Europa-América, 1986.
MOTOYAMA, Shozo; SOUZA, Raquel; ROCHA, Rodolpho Rabello; SANTOS, William Gama dos. História da Universidade de São Paulo - Apontamentos Historiográficos. Revista de Cultura e Extensão, v. 5, p. 09-17, 2011.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov., 2013.
SILVA FILHO, Penildon. A Extensão Universitárias na Universidade de Anísio e Darcy. Bnews, 2022. Disponível em: https://www.bnews.com.br/noticias/artigo/extensao-universitarias-na-universidade-de-anisio-e-darcy.html. Acesso em: 24 fev. 2024.
SILVA, Wagner Pires da. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, 2020.
SOUZA, Stefani; CORRÊA, Cláudia Prim; LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. A internacionalização da extensão e os discursos institucionais de universidades públicas de Santa Catarina. Caderno de Administração, v. 32, n. 1, p. 178-197, 3 jul., 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
