SABERES DO SEMIÁRIDO:

ecologia integral e tecnologias sociais de captação de água para a produção de alimentos em Novo Cruzeiro e Caraí – MG

Autores

  • José Nelson Pereira dos Santos

Palavras-chave:

ecologia integral, semiárido, tecnologias sociais, agroecologia, captação de água de chuva

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir experiências de tecnologias sociais de captação e uso da água de chuva, que estão sendo executadas com as famílias pela Caritas Diocesana de Araçuaí, para a produção de alimentos nos municípios de Novo Cruzeiro e Caraí (MG), inseridas no contexto do semiárido mineiro. A partir da perspectiva da ecologia integral proposta pela Encíclica Laudato si’, analisa-se como saberes populares, práticas agroecológicas e a articulação de movimentos sociais, possibilitam alternativas sustentáveis e justas para as populações em situação de vulnerabilidade. O estudo valoriza a integração entre os conhecimentos tradicionais e os princípios da sustentabilidade socioambiental, agroecologia, destacando a importância da justiça hídrica e da convivência com o semiárido como fundamentos da ecologia integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARQUIVO CÁRITAS DIOCESANA DE ARAÇUAÍ. Registro fotográfico das atividades do Programa Cisternas. Araçuaí, 2023. Fotografia. Acervo institucional.

FRANCISCO, Papa. Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados: Novo Cruzeiro e Caraí. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

Santos, J. N. P. dos. (2025). SABERES DO SEMIÁRIDO: : ecologia integral e tecnologias sociais de captação de água para a produção de alimentos em Novo Cruzeiro e Caraí – MG. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 45–51. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37115