A Extensão Universitária como campo de estágio em Serviço Social no contexto da pandemia de COVID-19 na cidade de Campo Grande/MS

Autores/as

Palabras clave:

Práticas Universitárias. Projeto de Extensão. Estágio Obrigatório. Assistente Social.

Resumen

A extensão universitária e o estágio obrigatório são práticas acadêmicas que convergem para uma finalidade comum: aplicar na sociedade o conhecimento gerado dentro da universidade, como forma de contribuir para a formação acadêmica e levar ações positivas para a comunidade. A equiparação das práticas de extensão ao estágio obrigatório do curso de Serviço Social ainda é um tema pouco explorado pela literatura científica. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar algumas especificidades do estágio obrigatório em Serviço Social inserido na extensão universitária em contexto da pandemia de COVID-19, nos anos de 2020 e 2021, em Campo Grande / MS. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental, exploratória e descritiva, em fontes primárias e secundárias. Os resultados alcançados indicam que a extensão é atividade essencial para as universidades cumprirem sua função social e que há uma tentativa de aumentar a participação de alunos de cursos de graduação na extensão universitária; que a extensão pode se equiparar ao estágio obrigatório em Serviço Social, pois ambas são atividade práticas e há previsão legal para isso; e que, durante a pandemia, o Ministério da Educação permitiu a realização de estágio não presencial, fato que fez com que o Conselho de Serviço Social expedisse orientações para essa modalidade.

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Biografía del autor/a

Gabriela Lima Hinoue, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco  e em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Inclusiva com ênfase em Libras pela UFMS. Mestranda em Administração Pública (Profiap/UFMS). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Edmara Martins de Souza, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Psicologia. Especialista em Políticas Sociais com Ênfase no Território e na Família (2008). Graduada em Serviço Social (2001). Atua na docência presencial e a distância, nos cursos de Serviço Social e Pedagogia e docente colaboradora de Projeto de Extensão, bem como na Coordenação de Projetos e Cursos de Extensão.

Mariana Muller Braga, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2022-12-10

Cómo citar

Hinoue, G. L., Souza, E. M. de, & Braga, M. M. (2022). A Extensão Universitária como campo de estágio em Serviço Social no contexto da pandemia de COVID-19 na cidade de Campo Grande/MS. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 6(12), 81–96. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/29639