Virtudes Civis, Humanismo e Felicidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n14p143-158Palabras clave:
Humanismo Civil, Felicidade Pública, Bem viver, Economy of FrancescoResumen
O presente ensaio é uma síntese de elementos teóricos pertinentes às reflexões sobre o Humanismo Civil e suas origens com as Ordens Mendicantes na passagem da Alta à Baixa (ou Tardia) Idade Média, em que coincidem rupturas com o mundo feudal e florescimentos de diferentes formas de vida. A relevância do estudo deste período para a teoria dos Bens Comuns está na formação ética e econômica destes movimentos populares disruptivos que, ao renunciarem à vida com dinheiro, aprenderam a lidar com ele e criaram importantes conceitos para a economia, a ciência política e a filosofia moral. Zamagni, Bruni e Santori são economistas filósofos interessados em refletir entre o medievo e o presente, e nos ajudam a pensar as ideias necessárias para outros mundos possíveis e felizes.
Descargas
Citas
BENTO XVI. AUDIÊNCIA GERAL. Praça de São Pedro, Quarta-feira, 24 de Março de 2010. Texto disponível em:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi
_aud_20100324.html. Acesso em: 15 de outubro de 2023.
BRUNI, Luigino. AMARTYA, Sen. Cambiamo L'economia. Publicado em: Città Nuova n.3/2013 em 10/02/2012. Disponível em: https://www.luiginobruni.it/it/ec-cn/amartya-sen-cambiamo-l-economia.html?fbclid=IwAR0WPDfPcHkkM1HmonQZVMhRADl17JrpXycxpDPTeIek7QWlBEADJxV5r24. Acesso em: 15 de outubro de 2023.
BRUNI, Luigino; SANTORI, Paolo; ZAMAGNI, Stefano. Lezioni di storia del pensiero economico: un percorso dall’antichità al Novecento. Roma, Città Nuova, 2021. (Tradução nossa)
BRUNI, Luigino. Capitalismo meridiano, alle radici dello spirito mercantile tra religione e profitto. Bologna, Il Mulino, 2022. (Tradução nossa)
FONTES FRANCISCANAS. Apresentação de Sergio M. Dal Moro. Tradução de Celso Márcio Teixeira [et al.] 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann, Ricardo Doninelli Mendes. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.