Fomento do Espírito Empreendedor:

um relato de experiência do Projeto Empreender por InspirAÇÃO, em João Pessoa (PB)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n16p445-455

Palabras clave:

Oficinas de Extensão, Empreendedorismo, Formação Empreendedora, Egressos

Resumen

O Projeto Empreender por InspirAÇÃO emerge como um farol resplandecente que não apenas ilumina as águas inexploradas do empreendedorismo, mas também guia indivíduos por um caminho de autodescoberta e realização integral. O objetivo geral do projeto de extensão que gerou este relato de experiência foi potencializar a ação empreendedora junto aos egressos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI), por meio de um conjunto integrado de modalidades de ações de extensão. A trajetória metodológica apresentou as seguintes características: participativa, problematizadora e integradora. A composição analítica deste relato de experiência contou com sua realização em cinco etapas, sendo: a) capacitação e alinhamento junto às ações da proposta por parte da equipe executora do projeto; b) levantamento das necessidades junto ao grupo de egressos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI); c) realização do ciclo de oficinas de extensão; d) realização da prestação de serviços; e) momento avaliativo. Em suma, este projeto de extensão não apenas atingiu seus objetivos, potencializando a ação empreendedora entre os egressos do curso FIC/MEI, mas também contribuiu para a consolidação da formação empreendedora nas matrizes curriculares do IFPB campus João Pessoa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alysson André Régis Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela UFPB. Atualmente. está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Hoje, é o gestor responsável pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, campus João Pessoa. Atua junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e Tecnológica.

Andreia Cavalcanti de Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB, Especialista em Secretariado e Assessoria Executiva pela FADIRE, graduada em Secretariado pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é Professora Efetiva na Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios, Campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, atuando como coordenadora de Inovação do Campus. Já atuou como coordenadora do curso Técnico Subsequente em Secretariado (2015 - 2018; 2020 - 2022). 

Allisson Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Graduado em Sistemas para Internet pela UniCesumar. Professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Citas

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2015. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612. Acesso em: 05 jan. 2024.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4. ed. Barueri, 2012.

DIANDRA, Didip; AZMY, Ahmad. Understanding Definition of Entrepreneurship. International Journal of Management, Accounting and Economics, 2020, v.7, n.5, 235- 241. Disponível em: https://www.ijmae.com/article_114343_cf371dc3f6f0acc2fcbbb1bb8bfa00f8.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.

DICKINSON, Victoria. Cash Flow Patterns as a Proxy for Firm Life Cycle. The Accounting Review, v. 86, n. 6, p. 1969-1994, 1 jul. 2011. American Accounting Association. http://dx.doi.org/10.2308/accr-10130. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41408043. Acesso em: 05 jul. 2023.

DORNELAS. J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro, 2008.

DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor – prática e princípios. São Paulo, Pioneira, 1986. 378 p.

ESTEVES, Alex Gomes. Economia solidária e Empreendedorismo Social: perspectivas de inclusão social pelo trabalho. O Social em Questão. Ano XIV, n. 25/26, p. 237-260, 2011. Disponível em: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/12_OSQ_25_26_Esteves.pdf. Acesso em: 06 set. 2023.

MONITOR, GEM Global Entrepreneurship. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo. Curitiba: IBPQ. Disponível em: https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Relat%c3%b3rio%20Executivo%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%202019.pdf. Acesso em 21 set. 2023.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 out. 2023.

RATTEN, Vanessa; USMANIJ, Petrus. Entrepreneurship education: time for a change in research direction? The International Journal of Management Education, v. 19, n. 1, p. 100367, mar. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100367. Disponível em: https://fardapaper.ir/mohavaha/uploads/2020/07/Fardapaper-Entrepreneurship-education-Time-for-a-change-in-research-direction.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

Oliveira, A. A. R. ., Oliveira, A. C. de ., & Santos, A. S. dos . (2024). Fomento do Espírito Empreendedor:: um relato de experiência do Projeto Empreender por InspirAÇÃO, em João Pessoa (PB). Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(16), 445–455. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n16p445-455